Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 08/09 a 14/09

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 08/09 a 14/09


trocatroca

 

Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Ricardo Melo, Albino Castro e Rodrigo Dindo começam na EBC, Infoglobo realiza demissões; Diário de S.Paulo reformula Editoria Viva e últimos dias de inscrições para o  XXV Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa de São Paulo.

 

 

EBC

Ricardo MeloAlbino CastroRodrigo Dindo são os primeiros reforços fechados pela Empresa Brasil de Comunicação, agora sob a gestão de Américo Martins (ex-Rede TV e BBC). Ricardo assume a Diretoria de Jornalismo, até então sob o comando de Nereide Beirão, Albino vai atuar como assessor especial da Presidência e Rodrigo assume a Superintendência Executiva de Comunicação, Marketing e Negócios.

– “Eles chegam com a missão de nos ajudar na consolidação de uma empresa com excelência em conteúdo e com foco na comunicação pública”, disse em nota Américo, que tomou posse como presidente da EBC em 1º/9, no Espaço Cultural da EBC, em Brasília. Ele também agradeceu a dedicação de Nereide Beirão, no posto de diretora desde 2010.

–  Colunista político da Folha de S.Paulo, Ricardo atuou no jornal como redator, editor-assistente e editor adjunto de Mundo, editor de Opinião, secretário-assistente de Redação, repórter especial, editor da Primeira Página, coordenador da integração das plataformas impressa e digital e produtor-executivo da TV Folha. Foi ainda chefe de Redação do SBT, editor-executivo de Diário de S.Paulo, Jornal da BandJornal da Globo, Jornal da Tarde e Jornal da Lilian, no Terra, além de editor da revista Brasil Investe, do Valor Econômico, e repórter especial de Exame.

– Ex-diretor de Jornalismo de SBT, TV Gazeta e TV Cultura, Albino Castro também teve atuação internacional como chefe de Redação da Telemontecarlo, além de dirigir os serviços eletrônicos da Gazeta Mercantil. Seu currículo inclui ainda a montagem e direção do núcleo de webtv da Prefeitura de São Paulo.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rodrigo Dindo foi assessor especial de Comunicação da Casa Civil da Presidência República, mesmo cargo que exerceu no Ministério da Educação entre dezembro de 2012 e janeiro de 2014, e, em 2012, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Entre 2005 e 2010, atuou como coordenador de Jornalismo do Ministério da Educação.

 

Infoglobo

– A Infoglobo – dos jornais O Globo, Extra e Expresso – começou a semana passada demitindo o que se especula ser algo em torno de 20% de seu pessoal, em todas as áreas. Redação e Comercial teriam perdido, cada uma, cerca de 60 pessoas, e o total pode chegar a 300. O critério foram os mais altos salários. Mas despesas como encargos de CLT, viagens e até o papel de jornal estão entre as restrições. Em janeiro deste ano, haviam sido cortados aproximadamente cem postos de trabalho. Não foi o suficiente.

– Em São Paulo, estão confirmadas as saídas do repórter especial Germano Oliveira, no jornal há 20 anos, 12 deles como chefe da sucursal paulista; da repórter de Política Tatiana Farah; e do repórter de Economia Lino Rodrigues(linogaucho@gmail.com), com nove anos de casa. Outras sucursais pelo Brasil também tiveram baixas. No exterior, saíram os correspondentes Isabel De Luca, de Nova York, e Fernando Eichenberg, que recentemente fora contratado em Paris.


Diário de S.Paulo

– A editoria Viva do Diário de S.Paulo foi reformulada. Camila Juliotti assumiu a coluna Diário da Fama no lugar de Aline Nunes, que deixou o jornal e começou na semana passada no GShow. Camila (camilaj@diariosp.com.br) é formada em Jornalismo pela Mackenzie e pós-graduada em Comunicação Empresarial e Marketing na mesma instituição. Trabalha há quatro anos com celebridades e entretenimento e desde 2012 cobre o Carnaval paulistano pelo Diário.

– Outras novidades foram a contratação da repórter Janaína Ferraz (janaina.ferraz@) e a promoção de Silvia de Moura(silvia.moura@) ao posto de editora. Janaína cursou Jornalismo na Unesp e já atuou como redatora na revista TodaTeen e como repórter na Rádio 94 FM de Bauru. Produz o caderno de Cinema do Diário, além de reportagens para a editoria. Silvia é formada em Rádio e TV pela Faap, e em Jornalismo pela Fiam. É também pós-graduada em Teoria da Comunicação pela Cásper Líbero e tem curso de extensão em Gestão para Organizações do Terceiro Setor pela FGV. Trabalhou como produtora-executiva na TV Cultura, coordenadora-assistente na Folha de S.Paulo e colaborou para revistas da Editora Abril.

– Luciano Guaraldo (lucianog@), formado em Jornalismo pela Unesp, segue na equipe, da qual faz parte desde 2008. Atua na cobertura de tevê, música, teatro, cinema e celebridades.

– Leonardo Fortunatti, que recentemente deixou o posto de editor de veículos do Diário de S.Paulo, informa que está disponível para novas oportunidades profissionais ou trabalhos freelancer. Formado em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Rio Branco, ele começou a carreira como estagiário na revista FullPower, passando depois por Car and Driver e pela agência de produção de eventos HPerini, até chegar ao Diário em junho de 2014. O contato dele é lfortunatti@gmail.com .

 

XXV EEJAI

– Estão abertas as inscrições para o XXV EEJAI – Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa de São Paulo, cujo tema será A assessoria de imprensa, um segmento sempre vital para a comunicação na Era Digital, de 11 a 13 de setembro. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo cursos@sjsp.org.br.

– O evento faz parte das comemorações dos 40 anos da criação da Comissão Permanente de Assessoria do Sindicato dos Jornalistas e dos 30 anos de redação do primeiro manual de assessoria de imprensa no País, que teve origem em São Paulo.

– Para as mesas e debates estão convidados Wilson da Costa Bueno (Metodista), Roseli Fígaro (ECA/USP), Audálio DantasDomingos MeirellesLuciano Martins CostaGilberto Lorenzon, entre outros.

– As resoluções do EEJAI serão apresentadas no XX Encontro Nacional (ENJAI), de 1º e 4/10, em Fortaleza (CE). Principal fórum nacional de debates sobre o exercício da profissão de jornalista em assessoria de imprensa, o ENJAI é bienal e nesta edição terá como tema O jornalista assessor de imprensa e a credibilidade das informações na era da comunicação digital.

 

Repórter Fotográfico

– A Comissão de Assuntos Sociais da Câmara de Deputados aprovou em 26/8 a regulamentação da profissão de fotógrafo. O projeto de lei 64/2014 define como aptos ao exercício profissional de fotógrafo os diplomados em Fotografia no Ensino Superior ou Técnico. Os não diplomados também poderão exercer a profissão, desde que, na data de início de vigência da nova lei, tenham exercido a atividade por, no mínimo, dois anos. Com o aval da comissão, o texto segue para análise do Plenário. O projeto não inclui a profissão de repórter-fotográfico na regulamentação. Trata apenas dos fotógrafos que trabalham para empresas especializadas, com ensino técnico e científico, os pesquisadores, os que trabalham com publicidade e outros serviços correlatos.

– O relator, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), lembra que o STF considerou inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista. A não inclusão do repórter-fotográfico na regulamentação afasta, portanto, possíveis inconstitucionalidades da proposta. Segundo ela, a comprovação do tempo de serviço para os não diplomados será feita por meio de declaração da respectiva entidade de classe, além de recibos de pagamentos de serviços prestados ou declaração da empresa empregadora, com firma reconhecida em cartório.

– Sobre o mesmo segmento, a Câmara Federal aprovou requerimento de urgência para votação do PL 6781/10, conhecido como Lei Santiago Andrade, que cria condições especiais de trabalho e aposentadoria diferenciada para repórteres fotográficos e cinematográficos. A proposta prevê aposentadoria após 30 anos aos profissionais e uma folga semanal a cada 14 dias, desde que tenham realizado nesse período pelo menos um trabalho externo. O projeto deverá ir agora à apreciação de quatro comissões, e depois segue para o Senado. Se houver modificações, deverá ir à votação em plenário.


Curtas

– Após 15 dias longe das câmeras da Band e dos microfones da BandNews FM, Ricardo Boechat voltou, em 27/8, às suas atividades nas emissoras com um grande exercício de sinceridade, que lhe é peculiar. Na rádio, abertamente, falou ao seu público sobre o que o levou a ficar fora do ar por tanto tempo: um “surto depressivo agudo”.

– O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo dará continuidade aos trabalhos da Comissão da Verdade dos Jornalistas, mesmo após o fechamento dos relatórios da Comissão Nacional. A decisão foi comunicada pelo presidente Paulo Zocchi em 24/8, no auditório Vladimir Herzog, durante ato público que relembrou a promulgação da Lei da Anistia, que neste mês completa 36 anos. A atividade, organizada por Fórum dos Trabalhadores e Trabalhadoras, Comitê Paulista pela Memória, Verdade e Justiça, com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e do Sindicato, reuniu militantes da causa dos direitos humanos, que debateram o que ocorreu no Brasil após a Lei da Anistia. Os trabalhos foram conduzidos por Denise Fon.

Decanato – Ainda sobre Denise, a Associação Paulista dos Jornalistas Veteranos realizou na em 27/8, na sede do Sindicato, uma reunião ordinária para anunciá-la como decana da associação. Ela se torna assim a primeira mulher a assumir a Cadeira de Decanato da entidade, e assumirá o posto antes ocupado por Eduardo Araripe Sucupira Filho, primeiro decano da associação, recentemente falecido. No novo posto, Denise já afirmou que pretende criar um projeto em que os jornalistas veteranos possam contar as suas histórias.

– O www.espn.com.br estreou o programa Futebol na Veia. Todas as 5as.feiras, Rafael Oliveira analisará o principal jogo do final de semana do futebol internacional, com informações e recursos técnicos para qualificar os comentários.

 

Internacional

– O programa de intercâmbio da Fundação alemã Heinz-Kühn Stiftung está oferecendo bolsas de estudo para graduados em Jornalismo que tenham até 35 anos de idade. O intercâmbio poderá ter duração de até quatro meses, e inclui curso de alemão e estágio na área de comunicação. As inscrições podem ser feitas até 30 de novembro.

– O programa busca profissionais com experiência comprovada e conhecimento mínimo do idioma. A entidade cobre os gastos dos selecionados na Alemanha durante todo o período, incluindo auxílio com o voo e materiais de pesquisa.

 

Seminário

– Especialistas em Direito à Comunicação estarão reunidos nos dias 23 e 24/9 para o Seminário Internacional Regulação da Mídia e Direito à Comunicação, que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) promove na sede da Procuradoria Regional da República 3ª Região, na capital paulista. Entre os convidados está Toby Mendel, diretor-executivo do Centre for Law and Democracy, que ministrará a palestra Regulação da mídia e direito à comunicação.

– As experiências de países que avançaram na revisão e atualização de seus marcos legais para a área será abordada em painel com participação de representantes de Argentina, Costa Rica, Equador, Espanha e Uruguai. Dois dos demais palestrantes são Gustavo Gómez – um dos autores da Ley de Medios no Uruguai – e Paulina Mogrovejo, representante do Cordicom, instância destinada ao cumprimento da Lei Orgânica de Comunicação, aprovada em 2012 pelo Equador.Inscreva-se!

 

Prêmio

– Com prazo até 22/9 para receber as inscrições, o Prêmio ABEAR de Jornalismo distinguirá nesta terceira edição as tradicionais categorias Experiência de Voo, Cargas, Competitividade, e Inovação e Sustentabilidade; e também as categorias especiais Imprensa RegionalImprensa Setorizada. O melhor entre todos os trabalhos receberá o Grande Prêmio ABEAR. O concurso, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), distribuirá um total de R$ 48 mil.

– Podem participar trabalhos veiculados no período de 1º/10/2014 a 20/9/2015 em jornal, revista, rádio, televisão ou internet. O júri levará em consideração as seguintes características nas matérias concorrentes: adequação do trabalho ao tema, criatividade da pauta, qualidade do texto, consistência do conteúdo e edição.

– Confira o regulamento e inscreva-se! Dúvidas podem ser esclarecidas pelo sitepremioabear@abear.com.br.

 

Com informações dos Jornalistas&Cia

 


veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo