Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Américo Martins deverá assumir a presidência da EBC no lugar de Nelson Breve, que deve voltar à Secom; Prêmio Vladimir Herzog abre inscrições; Após deixar Veja, Naiara Bertão toca projeto Inquietos e RedeTV anuncia a contratação de Luiz Carlos Prates.
EBC
– Américo Martins, que desde fevereiro ocupa o cargo de diretor-geral da EBC, deverá assumir a presidência da empresa, no lugar de Nelson Breve. Este voltará a ser secretário de Imprensa na Secom/PR em substituição a Olímpio Cruz, que passará a responder pela diretoria de Conteúdo da EBC. O convite a Nelson, que comanda a EBC desde novembro de 2012, teria feito na semana passada, mas nem a Secom nem a EBC confirmaram a informação. Na Secom, Breve foi braço direito do ex-ministro Franklin Martins no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– Comenta-se em Brasília que, com as mudanças, o ministro-chefe da Secom Edinho Silva quer tornar a EBC “menos estatal e mais pública”, aproveitando a experiência dos 13 anos que Américo Martins passou na BBC. A EBC controla TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Radioagência Nacional e o sistema público de rádio, composto por oito emissoras.
Revista Veja
– Naiara Bertão, que recentemente deixou Veja, está tocando seu projeto pessoal Inquietos S/A. “O projeto começou com a ideia de um livro, uma espécie de manual para inquietos, e acabou se transformando em algo maior, de conteúdo em diversas plataformas (facebook, twitter e instagram, além do site e do livro). A ideia é criar um movimento pela inquietude”, disse Naiara . “A Inquietos S/A é um mundo virtual, uma comunidade de inquietos que produzem energia para transformar o mundo. Defendo que a inquietude não é uma coisa ruim se usada de maneira apropriada. Pelo contrário: os inquietos têm um grande poder transformador, energia e força de vontade para mudar seu ambiente e deixar legados no mundo, mas precisam entender quais são seus pontos fracos e aprender a gerenciá-los. Eu, por exemplo, sou uma inquieta que precisa de foco para ser produtiva e realizar as coisas, senão me perco”, comentou. O novo projeto gráfico do site, que está para ser lançado, leva a assinatura da publicitária Naila Lepre.
Curtas
– Mais um reforço de peso para o time da Auto Fácil, nova revista semanal da Editora Escala que chegou às bancas em 2/6. Depois de anunciar na última semana o acerto com a coluna Alta Roda, de Fernando Calmon, o diretor de Redação do Núcleo Motor Luiz Guerrero confirmou a chegada de Joel Leite ao seu time de colunistas. Diretor e idealizador da Agência Autoinforme, Joel produzirá uma coluna semanal exclusiva para a publicação que levará o nome de Mundo em Movimento.
– Após um período cobrindo licença-maternidade na revista Época, João Luiz Vieira (jluizv@hotmail.com) foi efetivado como editor de Vida da publicação. Esta é sua segunda passagem por lá, onde já havia atuado entre 1998 e 2004. Paralelamente, segue ao seu trabalho como dramaturgo e roteirista de séries.
– Dança das cadeiras no R7. Renata Sakai deixa a editoria Pop e assume a dos sites da Rede Record, enquanto Maria Beatriz Ricci vai para a coordenação de interatividade, ambas respondendo à gerente de Conteúdo Transmidia Beatriz Cioffi. Maria Beatriz entra na vaga de Leonardo Siegl, que passa a dar expediente na R7Play, canal de íntegras da Rede Record, subordinado ao gerente de Vídeos Alessandro Malerba.
– A RedeTV anunciou a contratação de Luiz Carlos Prates como novo comentarista especial do RedeTV News. A informação foi divulgada em 29/6 no blog Fábio TV, de Fabio Maksymczuk. Com mais de 50 anos de carreira, o profissional atuou por mais de três décadas em afiliadas da Rede Globo no Sul do Brasil, tendo passado também pelo SBT Santa Catarina. Na nova casa, terá participações diárias no principal telejornal da emissora já a partir da próxima semana, comentando questões sociais e políticas.
– A Rádio Estadão (FM 92,9) ganhou em 04/07 três novos programas: HumanaMente, no ar a partir das 12h30, com apresentação de Camila Tuchlinski e do psiquiatra Daniel Barros, que trará entrevistas com especialistas da psiquiatria em diferentes abordagens e as descobertas da neurociência; Link Estadão, que estreou na mesma data, a partir das 17h, e que abordará temas relacionados a tecnologia; e Craques Para Sempre, aos domingos, a partir das 15h, com apresentação de Rogério Micheletti, que fará um mergulho na memória do futebol brasileiro, com histórias contadas por grandes nomes do esporte.
Interior
– O Super Máquinas, programa criado em 2013 pelo ex-apresentador do Auto Esporte Diego Castellari (diego@supermaquinas.com), estreou em 4/7 pela TVB Record, de Campinas, a partir das 14h, com 30 minutos de duração, levando ao telespectador reportagens sobre carros, motos, barcos e aviões. Além das reportagens produzidas por Diego, o programa trará análises de mercado com Joel Leite (Agência Autoinforme), com direção de Joaquim Rimoli (ex-editor executivo do Auto Esporte) e edição de Fernando Wascee e Rafael Rampazzo. Um teaser da nova atração já está disponível no youtube.
– A ESPN Brasil estreou em 5/7 o programa Resenha ESPN. Apresentado por Rodrigo Rodrigues, que está de volta à emissora, irá ao ar semanalmente, a partir das 22 horas.
Prêmio
– Estão abertas até 31/7 as inscrições para o 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Um dos mais importantes prêmios de jornalismo do País, o Herzog reconhece trabalhos que valorizam a Democracia, a Cidadania e os Direitos Humanos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentário de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet.
– Para concorrer, os candidatos devem inscrever-se no site do prêmio, preenchendo a ficha cadastral e anexando sua obra, que deve ter sido publicada entre 6 de agosto de 2014 e 31 de julho de 2015.
– Assim como nas três últimas edições, a escolha dos vencedores será em duas etapas, sendo que a fase final em sessão pública, com transmissão ao vivo pela internet, em 30 de setembro, na Sala Oscar Pedroso Horta da Câmara Municipal de São Paulo. A cerimônia de premiação será em 20/10, às 20h, no TUCA – Teatro da Universidade Católica, em São Paulo.
Livros
– Jorge Caldeira lançou em 30/6, em São Paulo, Julio Mesquita, a expressão do Brasil moderno. Na obra, em quatro volumes, o autor narra a trajetória do filho de imigrantes portugueses analfabetos, nascido em Campinas, em 1862. Júlio Mesquita aprendeu a ler por acaso, meteu-se na luta abolicionista na adolescência, estudou Direito e, com 26 anos, em 1888, empregou-se em um jornal com 904 assinantes. Fez a empresa dar lucro e acabou comprando O Estado de S. Paulo.
– Em 1927, ano de sua morte, o jornal tinha 48,6 mil assinantes, um crescimento de 10,5% ao longo de 40 anos. Júlio Mesquita dividiu as carreiras de jornalista e político. Foi vereador, deputado, líder de bancada e dirigente partidário.
– A jornalista Roseli Tardelli esteve na Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), em 01/07, lançando o livro O Valor da Vida – 10 Anos da Agência Aids, na Casa Literária e Gastronômica Senac/Câmara Brasileira do Livro (CBL). É a primeira vez que uma publicação nacional com esse tema é lançada na maior feira de literatura do País.
– Fundadora e diretora da Agência Aids, a autora aborda na obra sua experiência no combate à doença e ao preconceito, causa que abraçou nos anos 1990, quando seu único irmão, Sérgio Tardelli, adoeceu em consequência da infecção pelo HIV e morreu quatro anos depois.
– Já está nas livrarias Tijucamérica (Companhia das Letras), novo livro de José Trajano (ESPN), que mistura ficção e realidade para tentar trazer de volta a alegria para o seu bairro e time do coração no Rio de Janeiro. Munido de um exército de videntes, mágicos, gurus e pais de santo, ele faz renascer a maior seleção do América de todos os tempos.
– Ainda pelos lados da ESPN, o comentarista Paulo Mancha está lançando Touchdown – 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do futebol americano (Panda Books). No livro, o autor conta histórias do esporte que vem ganhando importância no Brasil nos últimos anos, em uma narrativa envolvente, em que o conteúdo agrada tanto aos fãs do futebol americano como aos curiosos de plantão.
Com informações dos Jornalistas&Cia