Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Rodrigo de Almeida deixa o comando de Jornalismo do iG e vai para a Comunicação do Ministério da Fazenda, Bia Sant’Anna assume o seu lugar no portal; Fábio Zanini sai em licença e Luciana Coelho é a nova editora de Mundo na Folha de S.Paulo; Ticiana Villas Boas acerta com o SBT e o adeus de José Adolfo de Granville Ponce.
Folha de S.Paulo
– Marcelo Ninio será o novo correspondente da Folha de S.Paulo em Washington, em substituição a Raul Juste Lores, que deverá retornar ao Brasil e ser incorporado à equipe de repórteres especiais. A mudança ocorrerá a partir de 1º de junho, quando será fechado o posto do jornal em Pequim, onde Ninio está desde 2013.
– Com passagens por O Globo e Jornal do Brasil, Marcelo foi correspondente da Folha no Oriente Médio de 2009 a 2013, quando cobriu – entre outros fatos marcantes – a Primavera Árabe, e em Genebra (2008-2009). Raul está em Washington desde abril de 2013, depois de um ano como correspondente do jornal em Nova York. Giuliana Vallone, que está nesse posto, retorna à redação no Brasil também em junho, dando lugar à repórter-bolsista Thais Bilenky, de Cotidiano, no período de 25/6/2015 a 24/3/2016.
– Fábio Zanini deixou a pedido o cargo de editor de Mundo e entrou em licença não-remunerada até dezembro. O posto fica com Luciana Coelho, até agora editora-adjunta de Mercado, no jornal desde 2002, com passagens como correspondente em Nova York, Genebra, Boston e Washington, além de editora-adjunta de Mundo. Juliano Machado e Leda Balbino permanecem como adjuntos de Mundo, e Luciana segue como titular na coluna Crítica Serial, em Ilustrada.
– Formado pela ECA-USP, Fábio é mestre em relações internacionais pela School of Oriental and African Studies (Soas), da Universidade de Londres. Entrou na Folha em 1995 e desde então foi repórter da Agência, editor-assistente da Revista da Folha, correspondente em Londres, repórter de Brasil e da sucursal de Brasília.
– Ainda por lá, Vera Guimarães Martins, 11ª pessoa a ocupar o cargo de ombudsman da Folha, teve seu mandato renovado por mais um ano. Vera assumiu o posto em 25 de abril do ano passado, em substituição a Suzana Singer.
Portal iG
– Rodrigo de Almeida, diretor de Jornalismo do iG, assumirá agora em maio o comando da Imprensa e a assessoria especial do ministro Joaquim Levy, no Ministério da Fazenda. Ele entra no lugar de Pedro Mansur, que optou por retornar à posição de coordenador de Comunicação do Fisco, na Receita Federal. Ele respondia pelos cargos de assessor direto do ministro e chefe da Área de Imprensa desde a saída de Fernando Thompson.
– Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj, Rodrigo foi pesquisador do Núcleo de Estudos do Empresariado, Instituições e Capitalismo e diretor executivo da Casa do Saber, no Rio de Janeiro.
– Para o comando do Jornalismo do iG foi promovida Bia Sant’Anna, que era editora-executiva da home do portal, onde já havia atuado como editora-chefe de Gente e chefe de Reportagem na TV iG. No jornalismo digital desde 2000, antes comandou as redações da Revista MTV e do site Glamurama. Também passou por Jornal da Tarde, canal GNT e revista Capricho. Os contatos dela são biasantanna@igcorp.com.br.
– Ainda na assessoria do ministério, registro para as chegadas de Marcílio Silva Souza e Vanessa Akiko Maeji, depois das saídas de Isabel Sobral, que seguiu para o Fato Online, e Daniel Tavares, que foi para a Receita Federal.
ABI
– Em pleito realizado em 28/4, a ABI renovou 1/3 de seu Conselho Deliberativo, elegendo os membros efetivos e suplentes da Chapa Vladimir Herzog, única inscrita, já que a chapa de oposição Barbosa Lima Sobrinho foi impugnada por não cumprir as exigências estatutárias. O novo terço do Conselho foi eleito por 105 associados, que votaram no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Maceió.
– Foram eleitos como efetivos para o Conselho Deliberativo: Altamir Tojal, Arcírio Gouvêa, Arnaldo César Ricci Jacob, Carlos Newton, Claudinéia Lage, Domingos Meirelles, Eduardo Ribeiro, Ivan Cavalcante Proença, Jesus Chediak, José Luiz Costa Pereira, Lindolfo Machado, Maurício Max, Paulo Jerônimo de Sousa, Roberto Sander e Wilson Alves Cordeiro.
– E como suplentes: Albino Castro Filho, Fausto Eduardo Pinho Camunha, Françoise Vernot, José Aparecido Miguel, Lóris Baena, Marcelo Moreira, Mauro Viana, Múcio Aguiar Neto, Paulo Vieira Lima, Paulo Totti, Rogério Marques, Silvio Tendler, Trindade Escudero, Vladimir Sacchetta e Walnei Mendonça.
SBT
– Afastada da bancada do Jornal da Band desde dezembro passado – quando se preparava para dar à luz seu primeiro filho –, Ticiana Villas Boas deixou a Band e o jornalismo para se dedicar ao entretenimento, agora no SBT. Segundo nota divulgada pela emissora de Silvio Santos, ela vai comandar a versão brasileira do reality show The Great Bake Off, da BBC Worldwide. “Eu parto agora para um novo ciclo com muita ansiedade, inquietação, vontade e garra. Estou muito feliz de fazer parte da família SBT”, disse Ticiana na nota.
RedeTV
– Celso Zucatelli e Edu Guedes são as novas atrações da RedeTV, onde comandarão o Melhor pra você, matinal que será exibido de 2ª a 6ª.feira, com estreia prevista para maio. Especula-se que o formato será semelhante ao do Hoje em Dia, da Record, em que ambos atuaram até dezembro passado. Wanderley Villa Nova é o diretor-geral do Melhor pra Você.
Curtas
– A TV Câmara SP está desde 27/4 com novas programação, identidade (selos, vinhetas infográficos, inclusive logomarca) e conteúdo editorial. O objetivo é aproximar-se do cidadão com mais dinamismo, objetividade e clareza nas notícias. A direção executiva da emissora é de Wagner Belmonte, com coordenação de conteúdo sob a responsabilidade de Antonio Assiz, diretor de Comunicação Externa da Câmara Municipal de São Paulo. A emissora transmite pelo Portal da Câmara.
– O site FlatOut confirmou em 17/4 a chegada de Gustavo Henrique Ruffo como editor, praticamente um retorno à equipe, uma vez que já havia atuado no mesmo time, quando este editava a versão brasileira do Jalopnik. Vale lembrar que o FlatOut foi lançado em janeiro de 2014, sucedendo o Jalô, que havia deixado de circular no Brasil em 31/12/2013.
– Gustavo atuará ao lado do editor-chefe Juliano Barata (juliano@flatout.com.br), do também editor Leo Contesini (leo@flatout.com.br ), do repórter Dalmo Hernandes (dalmo@flatout.com.br) e do diretor Comercial Dan Oda (dan@ flatout.com.br).
– Tiago Trigo é o novo contratado da Batanga Media – detentora do portal Bolsa de Mulher – para comandar a versão brasileira do portal de cultura pop Batanga.com. “Os millennials ou geração Y buscam alimentar-se o tempo todo dessas informações do universo pop. Então, o Batanga.com vem para ajudá-los a saber mais sobre bandas, festivais, shows, filmes e séries do momento”, contou Trigo em nota. Aos 35 anos de idade, ele acumula 15 de experiência no meio digital, com passagens por Terra, Abril, iG e a extinta AOL.
– Fernando Rodrigues (UOL) e Chico Otávio (O Globo) abordarão no Congresso da Abraji, em 2/7, das 9h às 10h30, o Swissleaks, caso do maior vazamento de contas bancárias da história, ocorrido na agência private bank do HSBC de Genebra em 2008 e que se tornou público recentemente.
– Os repórteres Carol Barcellos e Clayton Conservani vêm abastecendo a TV Globo com notícias exclusivas sobre o terremoto no Nepal desde o primeiro abalo, no sábado, 25 de abril. A equipe do programa Planeta Extremo estava no país para gravar mais um episódio da segunda temporada da série, mas logo precisou mudar o foco de sua cobertura. Tornou-se, assim, uma das primeiras da imprensa internacional a ter conteúdo inédito para completar o material das agências de notícias. A equipe conta com imagens de Ari Junior, Cláudio Carneiro e Lucas Munhoz, e produção de Marcelo Outeiral, Igor Tavares e Cláudio de Moraes.
– Sem ligação com a Globo, o também jornalista brasileiro Gustavo Junqueira, de Ribeirão Preto (SP), sobreviveu ao terremoto em 28/4, quando ainda aguardava providências do Itamaraty para resgatar os brasileiros. Ele tinha viajado a turismo, no início do mês, com um grupo que pretendia fazer escaladas no Himalaia, e estava em Katmandu no momento do primeiro sismo.
– Juliana Vines estreou em 24/4 o blog A chata das dietas, no site da Folha de S.Paulo. A ideia, segundo o jornal, é discutir temas relacionados a nutrição e emagrecimento de forma crítica, apoiada em estudos científicos, além de prestar serviço com receitas de nutricionistas e dicas de pessoas que perderam peso. Repórter de saúde e comportamento há oito anos, Juliana é formada pela Universidade Estatual de Londrina e colabora com a Folha desde o ano passado.
– Rádio Livre, novo vespertino da Rádio Bandeirantes, estreou às 14h em 27/4. Apresentado por Luiz Megale e Paulo Galvão até às 16h, e, na sequência, por Francisco Prado e Ana Nery até às 18h. No ar de 2ª a 6ª.feira, o programa contará com quadros fixos semanais, como Ouvinte Profissional, em que o ouvinte convidado contará ao vivo um pouco sobre seu cotidiano profissional, histórias curiosas que já viveu em sua profissão e opinará sobre os assuntos do dia; Em Off, que contará bastidores de reportagens por meio de histórias narradas por jornalistas do Grupo Bandeirantes; Et Cetera, em que personalidades opinarão sobre assuntos do dia a dia que não estão ligados diretamente à sua ocupação profissional; Criança Falou, Tá Falado, em que crianças responderão a perguntas sobre assuntos que estão no noticiário; e Entenda Direito, que tratará de assuntos que envolvam aspectos do Direito ligados à vida do cidadão e tirar dúvidas de ouvintes.
– Até 20/5, estão abertas as inscrições para o projeto Você repórter da periferia, de oficinas teóricas e práticas de jornalismo comunitário para jovens a partir de 16 anos. O objetivo é divulgar o trabalho dos coletivos culturais da cidade de São Paulo. Interessados devem enviar e-mail para desenrola@desenrolaenaomenrola.com.br informando nome completo, telefone, bairro, idade e aguardar as instruções para o processo de matrícula das oficinas, que acontecerão no núcleo educacional FiloCzar – Escola Livre de Filosofia, Ciência e Arte (rua Durval Guerra de Azevedo, 511 – Pq. Santo Antônio, zona sul de São Paulo).
Registro
– Morreu em 19/4, aos 81 anos, em decorrência de um enfisema pulmonar, José Adolfo de Granville Ponce. Ex-militante do PCB, nasceu em Pirajuí, no interior de São Paulo. Mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos 1960, onde trabalhou no Correio da Manhã e nos Diários Associados. Em São Paulo, fez parte da equipe da revista Realidade. Investiu em projetos de vanguarda do chamado jornalismo underground, como as publicações Bondinho, Revista de Fotografia e Jornalivro. Também atuou na editora Ática, em que formou um conselho de intelectuais como Antônio Cândido, Florestan Fernandes e Aziz Ab’Saber. Deixa a esposa Maria Aparecida Baccega e os filhos Valter e Fabiano.
Prêmios
– Estão abertas até 8/5 as inscrições para o I Prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube, desenvolvido pela ONG Criar Brasil com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental. O prêmio reconhecerá três produções de áudio e três de vídeo, em português, e uma produção radiofônica em espanhol, que abordem temas ligados à comunicação e aos direitos humanos. Os primeiros colocados receberão R$ 800, os segundos, R$ 600 e os terceiros, R$ 400. Além da premiação em dinheiro, os vencedores também participarão de uma cerimônia no Rio de Janeiro para a entrega dos prêmios. Ficha de inscrição e mais informações no site da Criar Brasil.
Livro
– Viver sem crachá. A premonição em um 13 de agosto histórico, em 2014, tornou-se realidade na vida de Cláudia Giudice, ex-diretora da Abril. Dispensada da editora após mais de duas décadas e já “de pele nova”, ela entregou no início deste mês os originais de seu livro Vida sem crachá para a Ediouro. “Decidi que não queria voltar a ter crachá e parei de procurar emprego. Me contratei para cuidar com quatro olhos da minha pousada. Me contratei para escrever o blog A Vida Sem Crachá, livros, crônicas, contos e poemas. Estou montando uma plataforma de comunicação para dar suporte ao livro. Espero desdobrá-lo em outros livros, cursos, workshops e consultoria. Estou cumprindo à risca o plano que escrevi naquela triste quarta-feira (13 de agosto não tem como não ser um dia agourento, né?). Estou feliz. E é isso que aproveito para lhe desejar aqui”, disse Cláudia em texto publicado pelo Projeto Draft. O lançamento do livro está previsto para o segundo semestre.
q Tubos, fios, pés e mãos amarrados após cirurgia para corrigir um estrangulamento de medula que prenunciava paraplegia. “Daí a ideia de escrever uma crônica por dia, sobre qualquer coisa, como exercício para treinar os dedos, vitimados por leve insensibilidade diabética. Durante o período de recuperação pós-operatória repetia o que virou quase um refrão: é o fim da picada. Tudo para mim era o fim da picada. Não sentia dores, graças provavelmente aos medicamentos prescritos, nem tinha disposição para ler ou assistir à tevê, à minha frente 24 horas”, conta Flávio Tiné, em seu blog, sobre o que o motivou a escrever Memórias Escrachadas. Lançado em março no Museu do Estado de Pernambuco, a obra é parte do catálogo da Companhia Editora de Pernambuco.
Com informações dos Jornalistas&Cia