Vaivém
– Luiz Fernando Sá, que até recentemente era diretor-adjunto de Redação da Editora Três, assumiu há cerca de um mês a Diretoria de Mídias Digitais e Projetos, ali iniciando um trabalho de renovação de todos os sites editoriais. A ideia é entrar 2015 já com muita coisa renovada. Essa é, segundo ele disse a este J&Cia, “uma aposta forte da editora para trabalhar mais suas dez marcas em todas as plataformas, ampliando o alcance do jornalismo de qualidade que pratica há 42 anos no meio impresso. Teremos vários projetos multiplataforma, movimentando todos os nossos títulos”.
– O Grupo Bandeirantes anunciou em 24/10 Henry Karam como novo chefe de Redação do canal BandNews. Há quase 15 anos no Grupo, foi produtor, editor-executivo, repórter e correspondente internacional da TV Bandeirantes. Na vaga recém-criada, terá como missão liderar a equipe e a produção de conteúdo do canal pago, atuando de maneira integrada às chefias de Pauta e de Reportagem da Band.
– Após quatro meses como repórter de Marcado da Folha de S.Paulo, Renato Oselame deixou o jornal e está de volta ao Grupo Estado, onde recentemente participou do Curso Estado de Jornalismo Econômico. Ele assume uma das vagas de repórter do Broadcast da Agência Estado.
IG
– No iG, o repórter de Educação Davi Lira de Melo foi selecionado para a bolsa de mestrado da Fundación Carolina e passará um ano em Madri. Cristiane Capuchinho (ccapuchinho@igcorp.com.br), ex-UOL, chega para o lugar dele. Em Economia, deixaram a editoria Bárbara Ladeia, que passa a integrar a equipe deNelson Blecher em um novo projeto, ainda sigiloso, e Tais Laporta, que foi para o G1. Elas foram substituídas pelas repórteres Maíra Teixeira (mteixeira@) e Bárbara Libório (bliborio@), ambas com passagem pela Folha de S.Paulo. Também integram a equipe de Economia a editora Paula Pacheco(ppacheco@) e Vitor Sorano (vsorano@).
– Erothildes Medeiros, a Tida, que ficou 14 anos em Brasília trabalhando no Senado e outros dois em Bragança Paulista, está de volta a São Paulo. Aqui ela teve passagens por Folha de S.Paulo, Folha da Tarde, Estadão, Diário Popular, Prefeitura e Câmara Municipal e foi diretora do Sindicato dos Jornalistas. Em Brasília, foi também correspondente deste J&Cia.
– Stela Meirelles, que há três anos ocupava o cargo de gerente sênior de Comunicação da Medical Brasil, passou a ser diretora de Comunicação da empresa para a América Latina. Esta é a primeira vez que uma brasileira ocupa essa posição. Ela substitui Mariela Melendez, que assume nova posição global na empresa. Formada em RP pela Faap e pós-graduada em Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade pela FGV, antes da J&J Stela trabalhou por dez anos na farmacêutica Novartis. O cargo de gerente de Comunicação ainda não foi preenchido.
– Eliane Sobral (ex-Folha de S.Paulo, Estadão, Gazeta Mercantil, Valor Econômico e IstoÉ Dinheiro) é a nova responsável pela Comunicação e Marketing da WTorre S/A, grupo que assina, entre outras obras, a do Allianz Parque, novo estádio do Palmeiras. Seus novos contatos são eliane.sobral@wtorre.com.br e 11-999-019-400.
Curtas
– Eduardo Borga, professor de Radiojornalismo, Assessoria de Imprensa e TCC – Trabalhos de Conclusão de Curso da Universidade Metodista, passou a se apresentar todos os sábados, com sua banda, a Madrugasom, no Bar Musical 2 Santos, no Bixiga, em São Paulo, sempre a partir das 12 horas. A próxima será em 13 de dezembro. Paralelamente, tem-se dedicado a organizar torneios de tênis (além, é claro, de bater bola) e a fazer palestras corporativas em que aborda a comunicação tendo como referência o universo da música. Seus contatos são eduardo.borga@uol.com.br e 11-99978-3987 / 4421-8254.
– José Donizete convida os amigos para o lançamento de Suave – Um amor sem limites, livro de autoria de sua esposa, a arquiteta Paula Dias, em 11/11, a partir das 19h, no Consulado Mineiro (praça Benedito Calixto, 74). Trata-se de um romance de ficção que narra a história da decoradora Laura Lima, 45 anos, bem-casada e mãe de uma menina de nove anos.
– A Faap abriu inscrições para a palestra Os desafios da comunicação corporativa. Com participações de Thiago Costa (EVCom) e Viviane Barrichello (Vocalis), visa a debater os aspectos institucionais e pessoais da comunicação no ambiente corporativo, diante das mudanças de comportamento das pessoas e do crescente uso das redes sociais. A palestra será em 10/11, a partir das 19h45, na unidade de Higienópolis da instituição (rua Alagoas, 903). O ingresso é de um pacote de lenços umedecidos ou R$ 10, que serão destinados à Associação da Medula Óssea. Inscrições pelo site da Faap.
Ex-JT
– Está marcado para 8/11 (um sábado), já com a confirmação de 50 pessoas, o novo encontro de ex-funcionários e colaboradores do Jornal da Tarde, iniciativa que há anos é organizada por Mário Marinho (mariomarinho@uol.com.br), que por muito tempo foi editor de Esportes do jornal, além de ter presidido a Aceesp (cronistas esportivos). Será novamente um almoço na Churrascaria Ponteio, no Jaguaré (bem em frente à Editora Globo), das 12h30 às 16h30, ao custo de R$ 120 por pessoa. Interessados em participar devem confirmar presença pelo jtsempre@uol.com.br, lembrando que o pagamento é feito na hora, diretamente no restaurante. Já confirmaram presença, entre outros, Bia Bansen, Carlos Brickmann, Chico Santa Rita, Fernando Mitre, Humberto Werneck, Júlio Moreno, Luiz Carlos Ramos, Luiz Henrique Fruet, Miguel Jorge, Moisés Rabinovici, Percival de Souza, Regina Echeverria e Sandro Vaia. Confira aqui a lista completa de confirmações e, de quebra, o JT Sempre, editado por Mário.
Agenda
– A Trip Editora realiza em 5/11 (4a.feira) a cerimônia de entrega do Prêmio Trip Transformadores, em que, anualmente, personalidades e projetos são reconhecidos por sua atuação em diferentes setores. A festa desta oitava edição será no Auditório do Ibirapuera, às 20h, e terá como homenageados Fernanda Keller; Alessandra Orofino e Miguel Lago; Augustin Woeltz; Marcelo Rocha, o DJ Bola; Érica de Paula; Maria Bereníce Dias; Claudio Sassaki; Dira Paes; Julio Cesar da Silva Lima; e Irene Adams.
– Desde 2007, todos os anos os protagonistas sociais que receberão o prêmio são escolhidos ao longo de 12 meses de trabalho, a partir de indicações do conselho do Trip Transformadores – composto por centenas de pessoas que compartilham dos mesmos valores e que são profundos conhecedores do DNA da marca Trip – e de pesquisas realizadas por uma equipe de jornalistas e pesquisadores. O credenciamento da imprensa deve ser feito com Luiza Nascimento pelo rp@trip.com.br ou 11-3469-9424.
Curso Internacional
– Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Curso Iberis, iniciativa do Instituto Iberoamericano para as Ciências Sociais, da Espanha, que busca promover o intercâmbio de conhecimento entre América Latina, Espanha e União Europeia e oferece 16 bolsas para jovens jornalistas de 16 países da América Latina. Eles viverão em Madri por cinco meses e trabalharão em meios de comunicação na capital espanhola. A duração do curso é de 22 semanas, entre março e julho de 2014. Os bolsistas também terão 200 horas de aulas, divididas em sessões intensivas de um dia por semana. A bolsa é de 1.000 euros mensais (menos impostos). Os custos de passagem e seguro-médico também serão cobertos pelo curso. Os candidatos devem ser graduados em jornalismo, ter menos de 34 anos até a data da viagem e alto nível de espanhol. Inscrições até 14/11 pelo www.cursoiberis.com.
Curtas
– Greenpeace Brasil e Agência Pública unem-se para lançar a quarta edição do Concurso Microbolsas de Reportagem. Desta vez serão selecionadas sugestões de pautas para reportagens investigativas independentes sobre dois temas dentro do tema Energia: pré-sal e hidrelétricas. “Como em todas as microbolsas, a Pública vai dar total apoio para os repórteres realizarem suas pautas da melhor maneira possível, acompanhando de perto e coordenando o trabalho de campo, além de editar a reportagem no espírito independente e colaborativo que sempre mantivemos com nossos bolsistas”, disse em nota Natalia Viana, diretora de Estratégia da Agência Pública.
– Quatro pautas sugeridas pelos jornalistas inscritos serão escolhidas pelo concurso para serem transformadas em reportagens investigativas, duas sobre a questão das hidrelétricas, duas sobre o pré-sal. O objetivo é aprofundar a discussão sobre a matriz energética brasileira e trazer informações consistentes ao debate público.
– Três reportagens realizadas a partir das microbolsas foram reconhecidas em premiações: Severinas, minidocumentário de Eliza Capai que é finalista do Prêmio Gabriel Garcia Marques 2014; Cadeias indígenas na ditadura, de André Campos, finalista do Prêmio Iberoamericano de Periodismo 2014; e Dor em dobro, de Anna Beatriz dos Anjos, Gabriela Sá Pessoa e Natacha Corrêa, que ganhou neste ano o Prêmio SindhRio de Jornalismo e Saúde.
– As propostas para as microbolsas devem ser enviadas até 14/11 via formulário online que deve conter informações sobre a experiência do repórter, a pesquisa inicial e o plano de trabalho a ser executado. As propostas serão avaliadas por uma Comissão Julgadora composta pelas diretoras da Agência Pública Marina Amaral e Natalia Viana, pela diretora de Comunicação e Mobilização do Greenpeace Lisa Gunn, e pelo coordenador de Comunicação do Greenpeace Bruno Weis. Os jornalistas selecionados serão anunciados nos sites do Greenpeace e da Agência Pública em 19 de novembro. Leia mais sobre o regulamento.
Troféu
– A UBE – União Brasileira de Escritores marcou para 1º de dezembro, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, a entrega do Troféu Juca Pato, homenageando com o título de Intelectual do Ano de 2014 o jornalista, escritor e cineasta João Batista de Andrade, atual presidente do Memorial da América Latina. A cerimônia está marcada para as 20h e dela farão parte as apresentações especiais do quarteto de cordas da Emesp, com repertório recheado de canções barrocas, e do grupo Vereda Violeira, de viola caipira. A entrega do troféu a João Batista será feita por Audálio Dantas, eleito Intelectual do Ano em 2013. Joaquim Maria Botelho, presidente da UBE, lembra ser necessária a confirmação de presença, pois o auditório tem apenas 180 lugares. Interessados devem enviar e-mail para secretaria@ube.org.br ou ligar para 11-3237-4462.
Comunicação Pública
– Será realizado em 13 e 14/11, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o Fórum Brasil de Comunicação Pública de 2014, para discutir propostas para o setor com emissoras de rádio e tevê, articular emissoras públicas e capacitar organizações para atuar na regulação do setor e na formulação de políticas públicas. Entre os temas estão a universalização do acesso à comunicação pública, a convergência de linguagens e conteúdo interativo, as formas de financiamento do sistema público e as políticas de fomento para o segmento audiovisual. Este será o primeiro encontro a reunir todos os setores da área. No encerramento, as organizações participantes entregarão uma plataforma de demandas sobre a comunicação pública ao novo presidente da República. O fórum, aberto ao público, é organizado pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Câmara e diversas entidades, como Fenaj e o FNDC, entre outros. Inscrições aqui.
– O Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) ainda está aceitando inscrições para a edição 2014 do Programa de Jornalismo de Dados e Visualização. Com aulas em período integral na semana de 24 e 28/11 na sede da entidade, em São Paulo, o curso multidisciplinar oferece os principais conceitos e ferramentas para apuração e interpretação de dados; uso de dados públicos e extração de dados de redes sociais; princípios de design aplicados à visualização; desafios da visualização e infografia modernas; e a importância do texto, do jornalismo e da narrativa em visualização. Coordenado por Sérgio Lüdtke (sergio.ludtke@iics.edu.br), o programa reúne um time de professores formado por Mariana Santos (Fusion, Chicas Poderosas, ex-The Guardian), Alberto Cairo (Universidade de Miami), Adriana Garcia (Knight, OrbitaLab, ex-Reuters), Gustavo Faleiros (InfoAmazônia, Knight), Alessandro Alvim (O Globo), Sandra Crucianelli (Knight), Marcelo Soares (Folha de S.Paulo), Érica Rolim (ISE), Daniel Bramatti (Estadão Dados), Fred Di Giácomo (Glück Project, ex-Abril) e Lyn Januzzi (Grupo RPC). Mais informações no www.iics.edu.br.
Prêmios
Abrafarma
– As inscrições para a primeira edição do Prêmio Abrafarma de Jornalismo encerram-se em 5 de novembro. Os trabalhos devem ter sido veiculados ou publicados entre 1º de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014. A ficha de inscrição e o Regulamento estão em página específica no site da Abrafarma.
– O prêmio foi concebido pela Abrafarma para incentivar e reconhecer a produção jornalística, ampliando o debate na sociedade sobre o setor de medicamentos e produtos direcionados à saúde e ao bem estar. Assim, receberá trabalhos abordando, entre outros aspectos pertinentes ao seu propósito, trabalhos que focalizem o desenvolvimento do setor de farmácias e drogarias; que mostrem a abrangência dos serviços prestados em farmácias e drogarias; que apontem entraves conjunturais que impeçam o desenvolvimento do setor; que apresentem iniciativas inovadoras internacionais com possibilidade de aplicação no Brasil.
– Ele está dividido em duas categorias: Grande Imprensa, que premiará os três melhores trabalhos com R$ 10 mil (primeiro lugar), R$ 6 mil (segundo) e R$ 4 mil (terceiro); e Imprensa Especializada, que dará R$ 5 mil ao melhor trabalho com. Os valores são líquidos, já descontado o Imposto de Renda. A entrega dos troféus, certificados e premiações será realizada na festa anual do setor, no dia 3 de dezembro.
– O Prêmio Abrafarma de Jornalismo é uma correalização de Jornalistas&Cia em parceria com a Scritta – Serviço de Notícias. Outras informações com Lena Miessva, pelo premioabrafarma@jornalistasecia.com.br.
Livros
– Fábio Alves, repórter especial e colunista do Broadcast da Agência Estado, acaba de lançar Inflação, juros e crescimento no Governo Dilma – A nova matriz econômica brasileira no mundo pós-crise (Alta Books). A obra traz uma coletânea de textos que ele publicou ao longo dos últimos quatro anos, em que acompanhou o dia a dia de investidores e analistas sobre as mudanças macro e microeconômicas promovidas pelo Governo Dilma.
– Está quase pronto o novo livro de Flávio Tiné (flavio.tine@gmail.com), intitulado Memórias escrachadas. Diz ele que “são crônicas em que relato episódios quase sempre relacionados a meu trabalho como jornalista, desde 1962, quando comecei na Última Hora-Nordeste. O livro deverá sair pela Cia. Editora de Pernambuco, com a qual estou fazendo tratativas”. Tiné também é autor de Pois não, doutor! e As boas lembranças da luta.
– Vânia Castanheira, jornalista portuguesa de 33 anos que há dez vive no Brasil, acaba de lançar O câncer foi minha cura (Editora Ofício das Palavras), já publicado em Portugal. Na obra ela conta como a descoberta de um câncer bastante agressivo e raro na mama, em janeiro de 2013, mudou seus valores, deu motivação para começar um blog (www.minhavidacomigo.com) e escrever um livro para ajudar as pessoas a enxergarem novas possibilidades.
– Bruno Caetano lança, em Santos, Manual do Empreendedorismo – 74 dicas para ser um empreendedor de sucesso (Gente).
Registro
– Morreu em São Paulo na noite de 25/10, de infecção generalizada, aos 76 anos, Michel Laurence, profissional que se especializou em esporte e estava por último na TV Cultura. Foi um dos fundadores da revista da Placar, da Editora Abril, em 1969. Ele estava internado desde o dia 15 no Hospital São Camilo, onde passou por uma cirurgia no braço e teve septicemia. Michel havia voltado ao trabalho na emissora dois dias antes, após meses em recuperação de problemas de saúde. Ele escreveu em sua página no facebook que caiu quando saía de um dos banheiros da Cultura e fraturou o braço esquerdo na altura do ombro. Deixa seis filhos, entre eles os também jornalistas Bruno, Gerard e Clarissa Laurence. Era também irmão da atriz Jacqueline Laurence.
– Michel Laurence nasceu em Marselha (França), filho de mãe brasileira. Seu pai, Albert Laurence, foi chefe de Esportes da Última Hora (RJ), onde ele também começou a carreira. Foi o primeiro repórter contratado para fazer parte do time da Placar, revista que se tornaria referência em jornalismo esportivo no País. Ao lado do fotógrafo Manoel Motta, criou o troféu Bola de Prata, dado anualmente pela revista aos melhores jogadores do futebol brasileiro desde 1970. Foi nela que publicou a última entrevista exclusiva de Pelé como jogador do Santos.
– Além de UH, Michel teve passagens por Jornal do Brasil (RJ), Jornal da Tarde (SP) e O Estado de S.Paulo (SP), e atuou nas tevês Globo (RJ), Bandeirantes (SP), Record (SP), Cultura (SP) – onde foi um dos idealizadores dos programas Grandes Momentos do Esporte e Cartão Verde – e Manchete. Na internet, editava desde dezembro de 2007 o blog Jogo Quase