Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Relatório aponta 129 casos de agressões contra jornalistas em 2014; Brasil Post completa um ano de existência e o falecimento de Paulo Roberto Leandro, editor-especial da Rede TV.
Fenaj
– A Fenaj lançou em 22/1, em coletiva à imprensa na sede da ABI, no Rio, o Relatório 2014 da violência contra jornalistas e liberdade de imprensa no Brasil, levantamento que aponta 129 casos de agressões a jornalistas registrados no ano passado, a maioria durante manifestações.
– O documento, que traz dados por região, estado, gênero, tipo de mídia e agressores, além do relato dos casos, indica que 50,4% (65) das 129 agressões contra jornalistas identificadas aconteceram durante protestos. Destas, 48,06% foram praticadas por policiais e 12,4% por manifestantes. O número de agressões caiu 30% em relação a 2013, mas os casos de violência extrema – assassinato – aumentaram em relação aos anos anteriores.
– Identificaram-se, ainda, 17 casos de agressão física não relacionada a manifestações (13,17%), 12 de cerceamento à liberdade de expressão com ações judiciais (9,3%), 11 de ameaças e intimidações (8,52%) e sete de agressões verbais (5,43%). A região Sudeste foi, mais uma vez, identificada como a mais violenta para os jornalistas, com 55,81% das agressões.
Brasil Post
– No dia 28/1 fez exatamente um ano que o Brasil Post – parceria da Editora Abril com o Huffington Post – estreou no Brasil. O mês de comemorações dos bons números de audiência (embora não tão bons de retorno do investimento) marca também o início de Diego Iraheta, antes editor sênior de Notícias, como novo editor-chefe do site, no lugar de Otávio Dias, que saiu e passa a cuidar de sua consultoria em estratégia de comunicação, gestão de imagem, relacionamento com a mídia e produção de conteúdo.
– Para a vaga de Iraheta chegou Luciana Sarmento, vinda do UOL. Outro que deixou o Brasil Post foi Thiago Araújo, editor de Mídias Sociais, que seguiu para a Trip Editora, abrindo espaço para a promoção do então repórter de Viral e Diversão Cleber Facchi.
– Contratações também estão na pauta do BP. O gerente de Marketing Edson Ferrão foi captado de Veja Online; Luiza Belloni veio do Infomoney para abordar Economia; e o site ainda busca um profissional para ser o primeiro da sucursal de Brasília.
– Comandados pelo diretor Editorial Ricardo Anderáos, completam o time a editora de blogs Tatiana Dias; os repórteres Ione Aguiar (Ciência e Saúde), Rodolfo Viana (Comportamento e Cultura), Andréa Martinelli (Comportamento e Outra Medida), Thiago de Araújo (Política) e Gabriela Bazzo (Mundo); o designer e editor de vídeo André Murched; as moderadoras de comentários Elizabeth Costa e Larissa Silva; e os estagiários Caio Delcolli e Larissa Baltazar.
Secom
– A CDN, que desde 2009 vinha atendendo à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República no relacionamento com a imprensa internacional e relações públicas no exterior, venceu nova licitação e seguirá por mais um ano a desenvolver o trabalho de imagem e reputação do Brasil lá fora. O contrato, que poderá ser renovado por até 60 meses, prevê também serviços como planejamento estratégico de ações de comunicação, organização de atividades de imprensa por ocasião de viagens, monitoramento e análise de mídia, entre outros.
– A agência não terá estrutura fixa de atendimento e as equipes serão montadas por projeto. A coordenação da conta permanece com Alexandre Pinheiro, Érica Ferraz e João Paulo Oliveira.
Comunicação Ceagesp
– Jamir Kinoshita, que deixou em dezembro a assessoria da Presidência da Câmara Municipal de São Paulo, é o novo colaborador da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Ceagesp. Jornalista formado pela PUC-SP, com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA-USP, além da Câmara trabalhou nas agências Ex-Libris e S/A (atual Kreab & Gavin Anderson), Prefeitura de Guarulhos, Prefeitura de São Paulo, entre outros. Em sua segunda passagem pela Câmara Municipal, coordenou a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Presidência e atuou na integração dos veículos de comunicação (TV Câmara, Web Rádio Câmara, Portal e o Centro de Comunicação Institucional, responsável pela revista mensal Apartes). Supervisionou ainda o lançamento e a elaboração da newsletter Câmara Expressa e o Ciclo de Debates em Comunicação (encontros mensais com profissionais da área em parceria com instituições de ensino superior). Professor universitário licenciado, presta consultoria de comunicação e imagem para outros órgãos públicos e privados.
– Na Ceagesp, Jamir (jkinoshita@ceagesp.gov.br e 11-3643-3943) apoia a equipe chefiada por Luciano Somenzari (lsomenzari@ceagesp.gov.br), que assumiu a coordenação do departamento em substituição a Eduardo Luiz Correia (eduardocorreia67@gmail.com), atualmente dedicando-se exclusivamente às atividades acadêmicas e à prestação de consultoria em comunicação.
– Profissional de tradição no jornalismo automotivo de competições do Brasil, Milton Alves (miltonalves@formulatruck.com.br) assumiu a assessoria de imprensa da Fórmula Truck para a temporada de 2015. Com passagens por O Globo, Diário de S.Paulo, Lance e Diário do Grande ABC, Milton foi também assessor de imprensa da Stock Car e editor-chefe do anuário da categoria, além de ter atuado pela agência In Press Porter Novelli. A temporada de 2015 da Fórmula Truck começa no dia 1º/3, em Caruaru, e termina em 6/12, em São Paulo, após dez etapas. Mais informações no www.formulatruck.com.br.
Agenda
– Às 18h, nesta véspera do Dia Mundial do Câncer, Eduardo Bueno, o Peninha, lança na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073) O Sonho de Carmem – Como a sociedade ajudou a transformar a história do câncer no Brasil (Comunique Editorial), em que um casal, Antônio e Carmem Prudente, está no centro da trama que conta como o País se fez personagem de destaque na luta da humanidade contra a doença. O livro custa R$ 38, com versão e-book a R$ 19 (venda exclusiva no site da Livraria Cultura). Apresentador do programa ExtraOrdinários, do SporTV, Peninha tem mais de 30 livros publicados.
– Missa na Capela do Mosteiro de São Bento, em São Paulo, com 80 convidados, celebrou o 154º ano de nascimento do padre-cientista Roberto Landell de Moura, inventor brasileiro do rádio e precursor das telecomunicações, ainda desconhecido por grande parte da sociedade brasileira e ignorado pela História do Brasil. Na foto de Margarete Rapussi, da Web Rádio Câmara SP, o jornalista Hamilton de Almeida fala de Landell e sua saga, observado pelo celebrante, Dom Hipólito. Ao final da cerimônia, à qual compareceu o vereador Eliseu Gabriel, autor do projeto que concedeu o título post mortem de Cidadão Paulistano a Landell, foi distribuído o tradicional pão bento.
Curtas
– A revista Reparação Automotiva, produzida há sete anos pela Prána Editora & Marketing, tem em seu comando a editora Christiane Benassi(christiane@znewseditora.com.br) e o diretor de Criação Sérgio Parise. Ambos acumulam mais de 15 anos de experiência na área, com passagens pelas revistas Novo Varejo, Mais Diesel, Mais Automotive, Mercado Automotivo e Oficina Brasil. A periodicidade segue mensal, com tiragem de 30 mil exemplares, mas o próximo número já terá novidades no projeto gráfico, logotipo e novas seções. Da equipe da Prána, fica apenas o colaborador e editor de testes Edison Ragassi, que segue colaborando para outra publicação da antiga casa, o jornal Balcão Automotivo. Em formação, a nova equipe da Reparação Automotiva conta ainda com a colaboração de Marcos Bravo eMatheus Volker no time de Arte.
– De volta ao Brasil após temporada de estudos em Vancouver, André Jordão acertou seu retorno ao time de reportagem do site Moto.com. Será sua segunda passagem por lá, onde iniciou carreira em 2008, ficando até o final de 2010, quando se transferiu para a Agência InfoMoto, em que ficou mais três anos, até mudar para o Canadá ao final de 2013. Chega para assumir o posto de editor de testes e terá ao seu lado o editor Aladim Gonçalves, sob o comando do diretor Marcio Viana.
– Após passagens por Rolling Stone Brasil e revista Capricho, Fernanda Catania, a Foquinha, estreou nesta semana seu novo programa digital, o Desafio com a Foquinha. Veiculado em seu canal do youtube, trará semanalmente um personagem famoso sendo desafiado a fazer algo a que o público não está acostumado. No episódio de estreia, o ator Caio Castro participou de um desafio no Centro de Paraquedismo de Boituva, no interior de São Paulo. Os episódios estarão na rede toda 2ª.feira, às 17 horas.
– Téo Cury, que era estagiário do blog sobre investimentos Arena do Pavini, de Ângelo Pavini, está a caminho do site da Veja. Téo é filho do João Wadi Cury, um dos precursores em conteúdo para internet no Brasil.
– A reportagem de capa da nova edição 44 de Plurale em revista – dirigida por Sônia Araripe e Carlos Franco – é destaque no portal da edição do argentino Clarín em português, a cargo de Márcia Carmo, de Buenos Aires. A matéria é um especial sobre expedição ao Monte Roraima, o mesmo que aparece na novela Império, de Aguinaldo Silva. Luciana Tancredo faz relato detalhado da caminhada de oito dias até a bela região, em texto e fotos.
– O portal de tênis Break Point, editado por João Victor Araripe, foi a única mídia brasileira a cobrir o Australia Open, direto de Melbourne. Rosane Bekierman acompanhou os principais jogos do torneio, um dos principais do circuito mundial do esporte, e participou de entrevistas com alguns astros do tênis, como Roger Federer, Rafael Nadal e Maria Sharapova. Ao Break Point, Nadal assegurou que vem para o torneio Rio Open (a ser realizado de 16 e 22/2 na capital carioca), mas não terá tempo para cair na folia.
– O facebook criou uma funcionalidade que permite ao usuário denunciar notícias falsas e, com isso, busca reduzir a proliferação de boatos que se espalham facilmente pela rede social. Quando um determinado número de pessoas sinaliza a publicação como falsa, ela tem sua visualização reduzida por meio de um algoritmo específico e, dependendo do caso, pode ganhar um aviso sobre a possibilidade de o conteúdo não ser verdadeiro ou se tratar apenas de um boato.
– Levantamento realizado pela comunidade de carreiras Love Mondays apontou a área de mídia e comunicação como a menos recomendada por funcionários como um bom local para se trabalhar. A pesquisa, realizada em dezembro do ano passado a partir de 5.487 opiniões de funcionários, procurou identificar o percentual de funcionários que recomendaria a empresa em que trabalha a um amigo, em 16 setores. Apenas 56% dos profissionais que atuam no setor de mídia e comunicação indicaria seu local de trabalho, enquanto entre os setores mais indicados o índice foi de 79% para quem atua em empresas do segmento de energia.
– O projeto colaborativo 1 Papo Reto, criado por Rosenildo Gomes Ferreira, anunciou em 27/1 os nomes dos 20 vencedores do Prêmio Empreendedor Sustentável
Registro
– Faleceu na manhã do dia 24/1, aos 67 anos, o editor-especial da Rede TV Paulo Roberto Leandro. Vítima da chamada Doença de Crohn, inflamação crônica que afeta o sistema digestivo, ele foi internado no dia 23/1, mas não resistiu e sofreu falência de múltiplos órgãos.
– Paulo teve passagens por diversas emissoras de televisão, entre elas Tupi, Globo, Band e Cultura. Esta era sua segunda passagem pela Rede TV, onde foi um dos fundadores do Jornalismo, em 1999. Retornou à casa há cerca de quatro meses, a convite de Franz Vacek, que acabara de assumir a Superintendência de Jornalismo e Esporte. Foi também professor da USP e vinha trabalhando em um livro com histórias e experiências de sua carreira. Deixou mulher e três filhos de dois relacionamentos anteriores.
> Sobre ele, o amigo Sinval Medina, escritor e jornalista, deu o seguinte depoimento:
“Conheci Paulo Roberto Leandro em 1972, na Escola de Comunicações e Artes da USP, logo após sua volta de um exílio voluntário na França. Ele veio como professor assistente e eu e Cremilda, minha esposa, já integrávamos o corpo docente da escola. Foi uma amizade que durou 43 anos, até sua morte no sábado. Paulo, além de excelente e competente profissional, era de uma integridade excepcional, da qual são testemunhas os muitos amigos que fez ao longo da vida. Chegou inclusive a enfrentar problemas em algumas das empresas pelas quais passou, por essa obsessão pelas coisas corretas. Estive profissionalmente ao seu lado em apenas uma ocasião, quando juntos atuamos na Assessoria de Comunicação do governador Antonio Britto, no Rio Grande do Sul, em 1997. Saímos pouco antes da campanha, quando ali chegou o marqueteiro João Santana, que, aliás, não conseguiu dar a reeleição a Britto, que foi derrotado por Olívio Dutra. Cremilda atuou ao lado dele na histórica Revista Fotoptica. Fora isso, realizamos vários outros projetos conjuntos. Paulo foi casado com Ana Maria Bataglin, irmã de Lucas Bataglin, do Globo Rural, com quem teve dois filhos, Marcelo e Paloma, que é nossa afilhada. Depois casou-se com a Maria José Sarno e teve um outro filho. E em seguida, já no terceiro casamento, com a arquiteta Eliane. Nas últimas vezes em que nos vimos, uma no aniversário de Cremilda e outra nos funerais de um parente da família Bataglin, ele já se mostrava debilitado pela doença. Travou ao longo da vida outras batalhas difíceis, mas era um valente. E assim foi até o final, não deixando que a doença o impedisse de trabalhar quase até o final da vida.”
Internacionais
– Leandro Beguoci, editor-chefe do F451 (que produz os sites Gizmodo, Trivela, Kotaku e Extratime), está em Nova York para se dedicar ao programa de Empreendedorismo em Jornalismo promovido pela City University of New York Graduate School of Journalism. Durante quatro meses, ficará na Big Apple vivendo o que considera ser “um dos programas mais legais e desafiadores do mundo. […] É basicamente pensar em formas de fazer jornalismo na transição digital – com produtos, serviços e relevância pública”, disse.
– Criado em setembro de 2010, o programa Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism é financiado por The Tow Foundation e Knight Foundation.
The Economist
– A economista Zanny Minton Beddoes será a partir de fevereiro a nova editora-chefe do semanário britânico The Economist, a 17ª pessoa a ocupar o posto e a primeira mulher em 172 anos de história da publicação. Atual editora de Assuntos Comerciais na revista, supervisionando as editorias de Negócios, Finanças, Economia, Ciência e Tecnologia, Zanny substituirá John Micklethwait, que editou a Economist nos últimos nove anos e que deixará o cargo em direção da Bloomberg News. Ela começou no semanário em 1994 como editora de Economia, depois de passar dois anos como economista no Fundo Monetário Internacional.
Bolsas de estudos para jornalistas
– O Tow Center de Jornalismo Digital da Escola Superior de Jornalismo da Universidade de Columbia recebeu três milhões de dólares da Fundação Knight para financiar pesquisas e experimentos de campo que explorem as mudanças na relação do jornalismo com a tecnologia e oferece bolsas para pesquisadores e jornalistas para ajudar em quatro áreas-chave: Computação, Algorítimos e Jornalismo Automatizado; Dados, Impacto e Métricas; Audiência e Engajamento; e Jornalismo Experimental, Modelos e Prática.
– Os bolsistas, que também trabalharão com outros projetos, estarão à frente de cada uma dessas áreas. Interessados em se inscrever devem entrar em contato pelo towcenter@columbia.edu.
– Já o Reuters Institute for the Study of Journalism busca profissionais com, no mínimo, cinco anos de experiência e inglês fluente para seus programas de pesquisa com duração de três, seis ou nove meses na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Para participar, o bolsista deve completar um trabalho acadêmico para publicação com oito mil a dez mil palavras, auxiliado por um acadêmico de Oxford, especializado no tema escolhido, que supervisionará o trabalho. Os projetos inscritos devem, preferencialmente, se enquadrar em uma das áreas de enfoque do instituto, que são o negócio do jornalismo, a prática em evolução do jornalismo e as relações entre jornalismo e accountability.
– A inscrição – incluindo currículo, declaração pessoal, proposta de projeto, referências e amostras de trabalho – deve ser enviada até 30 de janeiro. Mais informações no http://bit.ly/1wrTq66.
Prêmios
– Seguem abertas até 6/2 as inscrições para a segunda edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo, que reconhecerá trabalhos em destaque nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia, além de Fotojornalismo. Podem concorrer matérias publicadas entre 10/5/2013 e 9/4/2014. Serão premiadas as melhores reportagens regionais e nacionais sobre cada um dos temas nas mídias jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias. Em Fotojornalismo, haverá vencedores regionais e nacional, independentemente do tema escolhido. Todos concorrem ao Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, cujo vencedor embolsará R$ 31.800.
– O prêmio também reconhecerá, na categoria Internacional, a melhor reportagem sobre o Brasil feita por correspondente estrangeiro sediado no País, que aborde um dos temas do concurso. Mais informações e inscrições pelo www.premiopetrobras.com.br.
Prêmio MPT de Jornalismo
– As inscrições para a segunda edição do Prêmio MPT de Jornalismo estão abertas no portal. Podem concorrer reportagens publicadas em veículos de todo o País entre 1º/8/2014 e 1º/5/2015 nas categorias jornal, revista, rádio, tevê, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico, além de duas categorias especiais: fraudes trabalhistas e prêmio especial. As inscrições terminam às 23h59 de 1º de maio. A disputa será dividida em duas fases. Na primeira, os trabalhos concorrem ao primeiro lugar por categoria em cada uma das cinco regiões do Brasil. Na segunda, os vencedores regionais de cada categoria disputam os respectivos prêmios nacionais entre si.
– Criado pelo Ministério Público do Trabalho, o prêmio busca valorizar matérias jornalísticas dedicadas à investigação e à denúncia de injustiças contra os trabalhadores. As pautas podem envolver trabalho escravo contemporâneo, exploração infantil, discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência, meio ambiente do trabalho (a exemplo de acidentes, insalubridade e envenenamento em local de trabalho), liberdade sindical, trabalho portuário e aquaviário, irregularidades trabalhistas na administração pública e fraudes que lesam o trabalhador, além do cotidiano profissional.
– No total, serão distribuídos cerca de R$ 400 mil
Livros
– A Machado de Assis Magazine – Literatura Brasileira em Tradução recebe até 6/2 excertos de traduções de obras de autores brasileiros para sua próxima edição, que será lançada em março no 35º Salão do Livro de Paris, evento em que o Brasil será homenageado.
– Traduzidos para inglês, espanhol ou francês, os trechos ou primeiros capítulos de obras de literatura e humanidades, ficcionais ou não, e nos mais variados gêneros, devem ser enviados para editor.revistamachado@gmail.com. O Conselho Editorial selecionará até 22 textos para a sexta edição da revista, que também será publicada em www.machadodeassismagazine.bn.br, com acesso e download gratuitos.
– Projeto da Fundação Biblioteca Nacional em coedição do Itaú Cultural, a revista Machado de Assis tem como objetivo difundir e estimular a publicação da literatura e da produção intelectual brasileiras no exterior. No site da revista, até o fechamento desta edição, era possível ter acesso a 96 trechos de obras de 95 escritores brasileiros vertidos para inglês, espanhol e alemão.