Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 02/03 a 09/03

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 02/03 a 09/03

trocatroca

 

Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Alessandro Giannini, diretor do SJSP, é demitido do Estadão; Valor Econômico demite 9 jornalistas; Rodolpho Gamberini assina com a TV Gazeta; Isabelle Moreira Lima deixa a Folha de São Paulo; ABI e Unesco discutem celebração para  Dia Mundial da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos e Ricardo Gallo lança livro sobre brasileiro fuzilado na Indonésia.

 


Estadão

Alessandro Giannini, editor assistente de Internacional, deixou em 24/2 o Estadão. A questão que envolve esta demissão é que ele integra o Conselho de Diretores do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo – o que, em tese, lhe garante estabilidade no emprego. A demissão se soma a outras saídas pontuais, e segue tendência que vem se consolidando em alguns veículos de comunicação de evitar cortes em escala, a fim de, entre outras razões, não ter que negociar compensações com o Sindicato.

– Segundo Paulo Zocchi, secretário Jurídico e de Assistência da entidade, o Sindicato não tem um consolidado dessas demissões que vêm sendo feitas a conta-gotas, mas a diretoria está atenta e antes do Carnaval o presidente José Augusto de Camargo pediu uma reunião com o jornal para tratar do assunto, ainda sem sucesso.

– Entre as informações que circulam o mercado está a de que os editores receberam a determinação de cortar determinada soma nos seus orçamentos, ficando sob a responsabilidade de cada um os cortes realizados.


Valor Econômico

– Nove profissionais deixaram a equipe editorial do Valor Econômico nas últimas semanas e outro sai nos próximos dias. A saída mais recente é a de Juliana Elias, repórter de Brasil, neste início de semana. Nos próximos dias será a vez de Rodrigo Pedroso, este por decisão própria, para uma viagem de estudos ao Chile. Antes, outros profissionais saíram, numa minirreestruturação editorial, que abrangeu em especial a cobertura de Finanças, única que ainda mantinha dupla estrutura, de papel e digital. Com a necessidade de ajustar os custos, o Valor aproveitou para realinhar a editoria, que passa a operar de forma unitária, como as demais.

– Também deixaram a empresa Camila Dias (editora do ValorPRO); Gabriel Bueno, Gabrielle Moreira e Ana Cristina Dib (de Inter, na mesa digital); Mônica Izaguirre (uma das coordenadoras de produção em Brasília, em sua segunda passagem pelo jornal); Adauri Antunes (editor-assistente de Politica no ValorPRO); Ligia Tuon (repórter de S.A.); e Carine Ferreira (repórter de Agro).

– Em alguns casos haverá substituições. Em Mercados Internacionais, por exemplo, o jornal está recontratando Suzi Yumi Katzumata e novas posições estão sendo criadas, mas esse quadro só estará inteiramente fechado na próxima semana.

 

ABI e Unesco

– A ABI recebeu em 23/2 Adauto Cândido Soares, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil, para tratar dos detalhes da parceria entre as duas entidades para a celebração do Dia Mundial da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos, que se realizará no dia 4 de maio na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Pela ABI, participaram da reunião o presidente Domingos Meirelles, o vice-presidente Paulo Jerônimo de Sousa, o Pajê, e a presidente do Conselho Deliberativo Joseti Marques.

– Soares frisou que um dos pontos de maior relevância para a entidade é a defesa da liberdade de expressão como um direito humano fundamental, garantidor dos demais direitos, lembrando que é alto o número de assassinatos de jornalistas no Brasil. Pajê, que é também presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, afirmou que em 2015 o foco de luta dessa comissão será a segurança dos jornalistas no exercício da profissão e que formará grupos de trabalho para monitorar, no País, o quadro de violência contra jornalistas, visando a discutir e propor medidas que promovam a segurança dos profissionais.

– Domingos propôs a extensão da parceria com a Unesco para além da data em que celebrarão em conjunto o Dia Mundial da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos. E Joseti afirmou ser preciso reunir esforços com as instituições que refletem os mesmos valores que a ABI professa há 107 anos e que não apenas os jornalistas, mas a sociedade, espera isso da entidade.

 

Revista Gula

– Principal e mais tradicional título da gastronomia brasileira, a revista Gula – que vinha enfrentando uma grave crise – passa a ser gerida pelo LabPop Group, constituído por cinco empresas: LabPop Agency, MusicBuzz, MPM Neto Editora, Futebol 360 e, a mais recente, Gema Custom Mags, em que Gula estará inserida. Como a Gema, especializada em revistas customizadas, ainda está sendo constituída, nos próximos dois ou três meses Gula estará sob tutela da MPM Neto Editora, que cuidará dessa transição.

– A queda na receita de publicidade em 2014 teria sido o principal estopim da crise e a responsável por levar a direção da revista, então comandada pela Editora Preta, a buscar investidores interessados em arrendar ou comprar o título, justamente em 2015, quando a publicação completa 25 anos.

– Foi aí que entraram os jornalistas Mario Marques e Robert Halfoun, sócios-diretores da Gema, com a proposta de arrendamento da marca – não do ramo, diga-se. “É importante ressaltar que estamos arrendando a marca, não estamos sucedendo o negócio. O negócio passivo é da editoria Preta”, salienta Halfoun, ex-diretor de Redação da Editora Preta, da qual se desligou em agosto passado para ingressar no LabPop Group.

– Além de Marques e Halfoun, estão no time da nova Gula a editora-chefe Clara Passi (profissional com passagens por Editora Abril, JB e Quem); Luís Otávio Fernandes (diretor Comercial); Victor Alexandre (gerente de Atendimento ao Assinante) e Tatiana Schmitt (desenvolvimento do Clube Gula).

> A próxima edição de Gula – que seguirá mensal – está prevista para 15/3, com capa dedicada ao bacalhau.

 

TV Gazeta

Rodolpho Gamberini é o novo contratado do Departamento de Jornalismo da TV Gazeta de São Paulo. A partir de 2/3, ele apresentará Jornal da Gazeta – principal produto da casa – ao lado de Stella Gontijo.

– Formado pela Faculdade Cásper Líbero, Gamberini começou em 1974 na Folha de S. Paulo. Foi correspondente internacional em Roma, a serviço da Rádio Capital. Em seguida, fez carreira no telejornalismo, passando pelas funções de repórter, editor e âncora. Esteve em TV Globo, Cultura (como mediador do Roda Viva), Manchete, Record, Rede TV e SBT.


UOL

– Após quase dez anos no UOL, os últimos oito à frente do canal UOL Carros, Claudio Luís de Souza despediu-se da casa no último dia 12 de fevereiro. Sua saída fez parte de uma reformulação promovida pelo portal, que envolveu inclusive mudanças no próprio canal, antes ligado à área de Entretenimento e que a partir de agora ficará sob o leque de Economia. No lugar dele assumiu Eugênio Augusto Brito, até então editor assistente e que está na casa desde 2008.

– Formado pela ECA-USP, com pós-graduação em Jornalismo Político/Internacional pela PUC-SP, Claudio começou como estagiário na Folha de S.Paulo, passou por diversas publicações, como o extinto jornal Notícias Populares, Diário do Grande ABC (onde chegou a repórter especial), Agora e Diário de S.Paulo e foi editor de Economia e Home Page do Terra. Em julho de 2007 assumiu o comando de Carros, sendo então responsável pela criação e desenvolvimento do recém-criado serviço. Desde o ano passado também vinha colaborando com o time liderado por Fernando Calmon na produção da revista Top Carros, nova publicação da Editora Todas as Culturas. Seu e-mail de contato é drivercls@gmail.com.

– Após um período em Londres, Laelya Longo está de volta ao mercado e em busca de recolocação profissional. “Fiquei quatro meses na capital britânica. Por lá, além de aprimorar meus conhecimentos da língua inglesa, pude entrar em contato com grupo Stop War Coalition, exatamente no momento em que Israel bombardeava a Faixa de Gaza, e também pude conhecer o trabalho da Anistia Internacional”, destaca. “De volta ao Brasil, no final do ano passado, entrei em contato com o Instituto de Reintegração do Refugiado – Brasil, para dar aulas de português e atender aos refugiados que procuram a entidade, e paralelamente, motivada por uma tragédia na família, estou organizando um grupo de apoio e discussão sobre a depressão e seu impacto na vida das pessoas”. Com passagens pelo DCI e pela agência de notícias sobre mercado financeiro CMA, ela atende pelo lalylongo@uol.com.br ou 11-991-035-588.

 

Curtas

– A repórter da Ilustrada Isabelle Moreira Lima deixou a Folha de São Paulo após um ano de casa, em sua segunda passagem pelo jornal, onde havia sido repórter de Cotidiano e da coluna Mercado Aberto, entre outras editorias. De 2011 a  2013, foi correspondente freelancer nos Estados Unidos para diversas publicações, como Serafina, Monet, Joyce Pascowitch e Capital Aberto. Anteriormente, trabalhou no G1 e no Brasil Econômico. Seu contato é isabellelima@gmail.com.

– O programa radiofônico Manhã Bandeirantes estreou em 19/2 o quadro Pé na Cozinha, em que, sempre às 5as.feiras, os apresentadores Carolina Ercolin e Agostinho Teixeira recebem para um bate-papo descontraído chefs de cozinha para falar de novidades, tendências e curiosidades da gastronomia. O programa vai ao ar de 2ª a 6ª.feira, das 10 às 11h30, na Rádio Bandeirantes 90,9 FM e 840 AM ou pelo aplicativo Band Rádios.

– A BandNews FM estreou na noite de 23/2 o programa de humor Clube do Cinco, sob comando de Marcelo Mansfield. Além dele, estão na atração Dani Tesolin, a atriz Juliana Santos e os atores Daniel de Rogatis e Carlos Fariello. O programa – que vai ao ar todas as 2as.feira, às 23h – terá comentários sobre as principais notícias da semana com abordagem leve de fatos nacionais e internacionais.


Prêmios

– Últimos dias de inscrições para o Prêmio Petrobras de Jornalismo, que seguem abertas até 6 de março. O prêmio reconhecerá trabalhos em destaque nas áreas de Cultura, Esporte, Responsabilidade Socioambiental e Petróleo, Gás e Energia, além de Fotojornalismo.

– Podem concorrer matérias publicadas entre 10/5/2013 e 9/4/2014. Serão premiadas as melhores reportagens regionais e nacionais sobre cada um dos temas nas mídias jornal/revista, televisão, rádio e portal de notícias. Em Fotojornalismo, haverá vencedores regionais e nacional, independentemente do tema escolhido. Todos concorrem ao Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo, cujo vencedor embolsará R$ 31.800.

– O prêmio também reconhecerá, na categoria Internacional, a melhor reportagem sobre o Brasil feita por correspondente estrangeiro sediado no País, que aborde um dos temas do prêmio. Mais informações e inscrições pelo www.premiopetrobras.com.br.

– Em sua 7ª. edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo já deu início à etapa estadual, que durante este mês e o próximo definirá os melhores trabalhos de cada estado nas cinco categorias. As demais etapas agendadas são: eventos de premiação da etapa estadual, em março/abril; divulgação dos finalistas estaduais, em abril/maio; etapa regional do júri, em abril/maio; etapa nacional do júri, em maio/junho; encontro presencial do júri nacional, em junho; e evento de premiação nacional, em junho/julho. O concurso recebeu a inscrição de 1.302 trabalhos, que disputam a premiação total de R$ 90 mil.


Livros

– Com um debate que terá a participação de Sérgio Dávila, editor executivo da Folha de S.Paulo, Ricardo Gallo (ricardo.gallo@grupofolha.com.br), repórter do caderno Cotidiano do jornal, lança na capital paulista na próxima 4ª.feira (4/3), às 18h30, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618 – Piso Pacaembu), o livro Condenado à morte – A história do primeiro brasileiro a receber a pena capital e ser executado no exterior (Três Estrelas/Publifolha). A obra, com tiragem inicial de cinco mil exemplares, tem com base cinco anos de pesquisas sobre a vida de Marco Archer Cardoso Moreira, o primeiro brasileiro a ter sido executado no exterior em tempos de paz, além de uma entrevista que Ricardo fez com o condenado na prisão, na Indonésia.

 

Revista LaPaz

– A Sarahy Editora lança a revista impressa LaPaz, cujo foco principal é a dependência química, o abuso de drogas e álcool. “A demanda por informações, debates e difusão de novos métodos e estudos sobre o tema é enorme e, apesar disso, continua a crescer”, aponta o editor Rogério Menani.

– Além de Rogério, a equipe é composta por Ana Rita Mazza e Isabele Zavatti Vidoto, na redação, e Ana Paula Veroneze Gonçalves, Carlos Augusto Artioli, Iza Marques, Hélio Navarro, Maria do Carmo Irochi Coelho, Regina Marques, Sérgio Marangoni, Vanessa Terra Pereira, Wagner Damião Cabral de Oliveira, no conselho editorial.

– A versão digital da edição especial de lançamento da revista pode ser conferida em www.revistalapaz.com.br e no facebook. No site, o leitor ainda encontra mais informações sobre o assunto, e como fazer para assinar ou divulgar produtos e serviços para os profissionais da área. Contatos com a redação pelo contato@revistalapaz.com.br ou 16-3241-4137.

 

Agenda-SP

4/3 (4ª.feira) –  Franthiesco Bellerini lança Jornalismo Cultural no Século 21 – Literatura, artes visuais, teatro, cinema e música. A partir das 18h30, na Livraria Martins Fontes (av. Paulista, 509).

 

Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo