A TV Comunitária de Sorocaba (TVCOM) está tentando esconder uma série de irregularidades que acontecem na empresa e para isso, está até obrigando os trabalhadores a assinar documentos com datas retroativas, referentes a férias de funcionários, para fugir do pagamento de multa.
A Regional de Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) tem recebido denúncias dos trabalhadores sobre várias irregularidades e para saná-las, solicitou uma mesa redonda na DRT, que acabou ocorrendo no dia 29 de janeiro.
Na reunião, a empresa se comprometeu a apresentar escala de trabalho e de plantão corretamente, com datas e horários; disponibilizar a escala do mês seguinte todo dia 25 do mês anterior, mas ela simplesmente não cumpriu. Também ignorou a legislação sobre férias no caso de dois funcionários. Eles não foram avisados com antecedência de 30 dias e passaram a gozá-las quando elas já estavam vencidas pelo segundo ano consecutivo. A TVCOM alegou na mesa redonda que tinha toda a documentação e iria apresentá-la ao Sindicato em uma reunião no dia 05/02, o que a empresa não fez porque não a possuía de verdade. Para camuflar a irregularidade, no dia de hoje, está coagindo os trabalhadores a assinar o documento com data retroativa, os ameaçando de demissão.
A Regional de Sorocaba está atenta a todos os desmandos e irregularidades que estão ocorrendo na empresa, sobretudo com perseguições e assédio moral. E vai pressionar para que toda as irregularidades sejam sanadas, assim como para que a empresa cumpra o acordado perante a DRT de pagar a PLR atrasada a partir de abril, assim como adequar a estrutura da empresa para que nenhum trabalhador tenha acúmulo de função.