Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

TST faz proposta de aumento real em parcelas na audiência de conciliação da EBC

TST faz proposta de aumento real em parcelas na audiência de conciliação da EBC


tst1

 

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), através de seu presidente, José Augusto Camargo (Guto) participou como observadora, na tarde desta terça-feira (19), de audiência de conciliação e instrução no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, para tentar fazer um acordo entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os trabalhadores da empresa, que estão em greve desde o dia 7 de novembro.

Na audiência, o vice-presidente do TST, ministro Antonio Barros Levenhagen, apresentou uma proposta de conciliação que concede o INPC mais um aumento real de 0, 5% este ano e de 0,75% em 2014. Esta proposta será analisada pela empresa e pelos trabalhadores, que devem se reunir em nova audiência marcada para amanhã, às 15 horas, no TST. Apesar de feriado em várias cidades brasileiras, Brasília ainda não instituiu o Dia da Consciência Negra e suas instâncias funcionam normalmente.

O TST não permitiu a participação efetiva da Fenaj e dos Sindicatos dos Jornalistas presentes na audiência. Eles tiveram caráter de observadores. O Tribunal somente reconhece a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop) como negociador. Após a audiência no TST amanhã, os trabalhadores devem se reunir em assembleias simultâneas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Na capital paulista, a atividade tem sido acompanhada pelo secretário do Departamento Jurídico do SJSP e dirigente da Fenaj, Paulo Zocchi.

Na semana passada, os trabalhadores protocolaram contraproposta no gabinete do presidente da EBC, Nelson Breve, na qual reivindicaram aumento real de 2,7%, reajuste de 10,26% sobre o vale-alimentação (correspondente a 4,5% de aumento real) e pagamento de dois vales de R$ 865 cada, entre outros itens. Eles também pedem a mudança da data-base de novembro para maio.

A EBC é vinculada ao governo federal, responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC e Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio. Também opera serviços do canal de televisão NBr e o programa de rádio A Voz do Brasil.

 

Foto: Guto Camargo – audiência de conciliação no TST dos trabalhadores da EBC

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo