A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), através de seu presidente, José Augusto Camargo (Guto) participou como observadora, na tarde desta terça-feira (19), de audiência de conciliação e instrução no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, para tentar fazer um acordo entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os trabalhadores da empresa, que estão em greve desde o dia 7 de novembro.
Na audiência, o vice-presidente do TST, ministro Antonio Barros Levenhagen, apresentou uma proposta de conciliação que concede o INPC mais um aumento real de 0, 5% este ano e de 0,75% em 2014. Esta proposta será analisada pela empresa e pelos trabalhadores, que devem se reunir em nova audiência marcada para amanhã, às 15 horas, no TST. Apesar de feriado em várias cidades brasileiras, Brasília ainda não instituiu o Dia da Consciência Negra e suas instâncias funcionam normalmente.
O TST não permitiu a participação efetiva da Fenaj e dos Sindicatos dos Jornalistas presentes na audiência. Eles tiveram caráter de observadores. O Tribunal somente reconhece a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop) como negociador. Após a audiência no TST amanhã, os trabalhadores devem se reunir em assembleias simultâneas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Na capital paulista, a atividade tem sido acompanhada pelo secretário do Departamento Jurídico do SJSP e dirigente da Fenaj, Paulo Zocchi.
Na semana passada, os trabalhadores protocolaram contraproposta no gabinete do presidente da EBC, Nelson Breve, na qual reivindicaram aumento real de 2,7%, reajuste de 10,26% sobre o vale-alimentação (correspondente a 4,5% de aumento real) e pagamento de dois vales de R$ 865 cada, entre outros itens. Eles também pedem a mudança da data-base de novembro para maio.
A EBC é vinculada ao governo federal, responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC e Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio. Também opera serviços do canal de televisão NBr e o programa de rádio A Voz do Brasil.
Foto: Guto Camargo – audiência de conciliação no TST dos trabalhadores da EBC