Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

TRT manda RAC reintegrar jornalista demitido mesmo doente

TRT manda RAC reintegrar jornalista demitido mesmo doente


 

rac

O Tribunal Regional do Trabalho, de Campinas, em decisão anunciada no início de abril, mandou a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) reintegrar um jornalista demitido da redação do grupo em Ribeirão Preto. O jornalista prestava serviços para o Notícia Já Ribeirão, extinto em janeiro pelo grupo, e estava impossibilitado de demissão por estar fazendo tratamento médico, atestado por dois laudos – um do CAPS, de Batatais, onde o profissional reside, e o outro expedido pela própria clínica indicada pela empresa.

Mesmo diante do atestado de inaptidão- que impede o ato demissional- a empresa se mostrou inflexível e manteve a demissão, o que obrigou o profissional a ingressar com uma ação trabalhista. Em Ribeirão Preto, em primeiro grau, o juiz negou pedido de tutela antecipada para a reintegração, alegando haver provas controversas e que a empresa tinha direito a defesa.

O jornalista não concordou com a decisão e recorreu ao TRT, onde a desembargadora Eleonara Bordini Coca discordou da posição do juízo de primeiro grau e disse haver vastas provas de que o trabalhador está doente e não poderia ser demitido, devendo a RAC reintegrá-lo, de maneira integral, à suas funções de repórter no jornal Gazeta de Ribeirão, e depois promover o encaminhamento para o INSS para avaliação médica.

O mandado de reintegração foi cumprido na mesma tarde da sentença, mas a empresa, mesmo assim, mandou o trabalhador ir embora para casa, o que causou constrangimentos e humilhações para o jornalista perante seus colegas de trabalho.

No dia seguintge, orientado pelo advogado, o jornalista voltou à sede da Gazeta Ribeirão Net e foi impedido de entrar na empresa. A delegada Silvia Elisa Ruivo Valério Mendonça, titular do 1º DP de Ribeirão Preto, lavrou boletim de ocorrência de descumprimento de uma ordem judicial e instaurou inquérito policial para apurar a conduta da empresa e do editor da Gazeta Ribeirão Net, que deverão ser intimados para apresentar explicações. “Me senti humilhado e desrespeitado pernate meus colegas de trabalho”, afirmou o jornalista.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo