Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores fazem carreata contra o fechamento da Ford

Trabalhadores fazem carreata contra o fechamento da Ford

Trabalhadores da Ford, junto a entidades sindicais, promoveram carreata até o Santuário de Aparecida. Cerca de trezentos carros participaram nesta sexta feira (29) do ato contra o fechamento da fábrica da montadora em Taubaté -SP. O ato, chamado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (SINDMETAU), faz parte de uma série de atividades que visa mobilizar os empregados e a sociedade para a luta contra o encerramento das atividades da fabricante no território nacional.

A concentração ocorreu as 7h30 da manhã no estacionamento da Ford. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) compareceu para prestar apoio junto com os sindicatos dos Metalúrgico do ABC, São José dos Campos, Pindamonhangaba, a Central Única dos Trabalhadores (regional Vale do Paraíba) e outras entidades de classe.

O presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, falou da importância de se construir a mobilização nesse momento. “Nós estamos nos utilizando de todos os mecanismos e todos os atores da sociedade, porque não é admissível que a Ford, após mais de 100 anos no Brasil, utilizando mais de 20 bilhões dos cofres públicos, queira dar um adeus aos trabalhadores e trabalhadoras que construíram a imagem e o mercado da Ford no país”.

O diretor sindical na Ford Taubaté, Sidivaldo Borges, chamou a atenção para o processo de desindustrialização que está em curso no país, além das dificuldades dos trabalhadores no atual cenário de pandemia. “Os poderes públicos acabaram não dando a atenção devida para cada um deles, e principalmente a Ford, que em um momento de pandemia, cruel como esse, vira as costas para o trabalhador”.

O Deputado Federal Vicentinho (PT-SP) esteve presente no ato. Ele convocou, junto com o Deputal Federal Carlos Zaratinni (PT-SP), na última quarta-feira (27), audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o fechamento da montadora. A audiência contou representantes do PT, PC do B, PSB, Psol e do Ministério Público do Trabalho (MPT). Estiveram presentes também os presidentes da Câmara e do Senado. Os trabalhadores aguardam mais uma audiência pública para a semana que vem, ainda sem data definida. 

Nesta segunda-feira (01), o Sindmetau chamou assembleia para tratar do encerramento das atividades da montadora. O fechamento das fábricas no país pode deixar 5 mil trabalhadores sem empregos, e perto de 120 mil postos de trabalho poderão ser extintos.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo