Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores da RAC aprovam continuidade da greve em Campinas

Trabalhadores da RAC aprovam continuidade da greve em Campinas


Há dois meses sem salários e enfrentando atrasos de pagamentos desde o início de 2016, jornalistas, gráficos e administrativos seguem mobilizados pressionando a Rede Anhanguera de Comunicação


Por unanimidade, os jornalistas, gráficos e administrativos da Rede Anhanguera de Comunicação (RAC), de Campinas, aprovaram a continuidade da greve iniciada nesta quarta-feira (28), em assembleia em frente à sede da empresa, na Vila Industrial.

Com a decisão, os trabalhadores reforçam o movimento e nesta quinta-feira (29) seguem concentrados na praça em frente à RAC, entre outras ações previstas para denunciar as irregularidades que vem sendo cometidas pela rede.

O grupo de comunicação vem atrasando pagamentos há um ano e meio e a situação piorou em 2017. Os trabalhadores estão há dois meses sem salários, não têm benefícios desde novembro passado e não receberam ainda nem o 13º de 2016.

Depois de muito pressionada pelos sindicatos dos trabalhadores, no início do ano a rede se comprometeu a regularizar a situação e, entre outras promessas, afirmou que iria quitar o 13º parcelado em quatro vezes, de fevereiro a maio último, mas não cumpriu o acordo.

Além dos problemas que atingem os salários, os trabalhadores também vêm sendo prejudicados por outras irregularidades praticadas pela RAC, como o desconto do Imposto de Renda em folha sem o repasse dos valores, o que fez com que muitos caíssem na malha fina da Receita Federal.

Os atrasos atingem, ainda, o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o que já levou à autuação da empresa pelo Ministério do Trabalho.

Com a greve iniciada nesta quarta-feira, a expectativa agora é que a rede definitivamente tome providências para regularizar a situação. Os trabalhadores seguem mobilizados pela Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e pelos sindicatos dos Gráficos e dos Administrativos.

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Foto: Lilian Parise

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo