Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores da EBC decretam estado de greve

Trabalhadores da EBC decretam estado de greve


ebc

 

Reunidos em assembleia no último dia 24, trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que engloba jornalistas e radialistas, decidiram decretar o estado de greve, uma mobilização permanente que já aponta para a perspectiva de uma paralisação. Eles reivindicam a reposição da inflação com aumento real linear nos salários de R$ 400, ocupação de cargos de chefia exclusivamente por funcionários concursados, reajuste de 11,2% no auxílio-alimentação, criação do auxílio-educação para quem possui filhos até 17 anos, adicional para quem possui graduação e pós-graduação, entre outras reivindicações.

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) esteve representada na assembleia pelo dirigente Paulo Zocchi. As negociações para o fechamento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014 começaram no início de outubro, mas os trabalhadores avaliam que a direção da EBC não apresentou propostas satisfatórias às demandas dos empregados. No entanto, os representantes da EBC informaram que, após conversas com o governo, a disposição é apenas repor o IPCA nos salários e vale alimentação (5,86%) e dar aumento real no auxílio-creche (11,81%).

Além da uma resposta insatisfatória, a EBC ainda trouxe o veto a 10 cláusulas do Acordo vigente sob a alegação de que teria sido uma imposição do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do Ministério do Planejamento (Dest). Entre elas estão conquistas importantes como: a ocupação de 60% dos cargos de coordenação por pessoas do quadro, a flexibilização das horas para trabalhadoras que estão amamentando, a avaliação dos chefes pelos empregados durante a avaliação de desempenho e a dispensa para que o funcionário possa acompanhar parentes que precisam de cuidados domiciliares.
A assembléia também decidiu intensificar a mobilização, com adesivos, faixas e peças pela Internet, para divulgar a campanha salarial e o Estado de Greve. Foi também aprovada a reivindicação da presença da cúpula da EBC nas próximas rodadas de negociação. Uma nova assembleia foi marcada para o dia 5 de novembro, às 12h30, com participação de todas as praças.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo