Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores da EBC decidem pela continuidade da greve que já dura uma semana

Trabalhadores da EBC decidem pela continuidade da greve que já dura uma semana


 

EBC13

Assembleia aconteceu em frente à sede da EBC em São Paulo


Em greve há uma semana, os trabalhadores da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) decidiram, em assembleia simultânea realizada em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, na última quarta-feira (13), pela manutenção da paralisação. Os jornalistas e radialistas rejeitaram a proposta apresentada pela empresa na última terça-feira (12). No total participaram da assembleia simultânea 478 trabalhadores, sendo que 402 votaram pela continuidade do movimento grevista. Em São Paulo, a decisão foi aprovada por 73 profissionais.

Os trabalhadores debateram também o problema cirado pela direção da EBC, que entrou na justiça com uma Ação de Dissídio de Greve contra a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade (Contcop) o que, inicialmente, não envolve os Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas. Com a decisão da manutenção da paralisação existe a possibilidadede da greve ser decidida pela Justiça do Trabalho. A reivindicação é pela reabertura das negociações.

“Estamos aqui para lutar por melhorias salariais e das condições de trabalho dos profissionais da EBC. A decisão é deles, que terão o apoio total dos Sindicatos, que farão o possível para que o benefício seja o mais próximo dos anseios da categoria “, afirmou o presidente do SJSP, José Augusto Camargo (Guto).

 

EBC13.interna
 

Guto Camargo (à esquerda) e Paulo Zocchi (à direita) representaram o SJSP


Para Paulo Zocchi, secretário do Departamento Jurídico do SJSP e diretor da FENAJ, que acompanha o movimento dos trabalhadores da EBC em São Paulo, “o risco do desdobramento da greve ser definido somente na Justiça é opção da categoria, que mais uma vez não aceitou as ameaças da empresa, que desde início tenta retaliar o movimento”.

Em São Paulo, os grevistas continuam apostando na unidade e permanecem de plantão na porta da emissora, principalmente para questionar a proposta da estatal que excluiu várias cláusulas sociais já conquistdas em acordos anteriores. Além de Guto Camargo e Paulo Zocchi, o advogado e coordenador do departamento jurídico Raphael Maia, também acompanhou a assembleia que manteve a greve.

Uma audiência de conciliação já esta agendada no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para a próxima terça-feira (19), em Brasília. Inicialmente os trabalhadores reivindicam reajuste linear de R$ 290, aumento de 11% no tíquete alimentação, além de avanços em nove cláusulas sociais, como horas-extras, ocupação de cargos de chefia por concursados, formação e abonos de falta.

 

Legitimidade

Os sindicatos dos jornalistas e radialistas de São Paulo, Rio de Janeiro e do Distrito Federal divulgaram nota conjunta sobre a ação de dissídio movida pela direção da EBC em razão da continuidade da greve dos trabalhadores. As entidades afirmam que os trabalhadores não precisam voltar ao trabalho, pois ainda não houve notificação da Justiça. Leia abaixo a íntegra da nota:


URGENTE – INFORME DOS SINDICATOS E COMISSÃO SOBRE AÇÃO DE DISSÍDIO DA EBC

Os sindicatos dos jornalistas e radialistas do DF, RJ e SP e a Comissão de Empregados, depois de reunião realizada há pouco, colocam a seguir os seguintes esclarecimentos e encaminhamentos.

1) A decisão foi direcionada à Contcop. Até o presente momento, ela não foi notificada.

2) Portanto, NÃO HÁ NECESSIDADE DE VOLTAR AO TRABALHO AGORA! Só trataremos disso se houver algum tipo de notificação formal junto aos sindicatos.

3) É importantíssimo que todos e todas participem da assembleia de hoje para discutir os rumos da greve.

 

 

Fotos: Comunicação SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo