Em assembleia realizada na quarta-feira (21), os jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovaram, por maioria, a realização de nova assembleia dia 6 de junho, já com indicativo de greve a ser deflagrada no dia 10 de junho, às vésperas do início da Copa do Mundo.
A decisão ocorre num clima de profundo descontentamento em relação ao plano de Cargos e Salários que somente foi apresentado pela empresa após pressão dos trabalhadores. O plano não foi discutido e não contempla suas principais reivindicações como redução dos níveis de promoção a serem alcançados, equilíbrio entre os critérios de antiguidade e mérito, ampliação do valor do piso salarial. Também não considera o tempo de casa e titularidade como fatores de promoção.
Os trabalhadores tomaram conhecimento do Plano de Cargos e Salários através de slides apresentados pela direção da EBC, embora ela alegue que houve “ampla discussão”. Os jornalistas também reclamam da falta de solução para a compra equipamentos de segurança – questão já resolvida pelo Sindicato dos Jornalistas com as empresas de Jornais e Revistas da Capital . A EBC, além de ter comprado equipamentos em número insuficiente para atender a todas as equipes das suas praças, não conseguiu ainda dispor os coletes a prova de bala para os jornalistas de texto e imagem.