Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

TJ-SP mantém a liberação sindical de dirigente do Sindicato dos Jornalistas

TJ-SP mantém a liberação sindical de dirigente do Sindicato dos Jornalistas

foto advogado raphael maia e o jornalista vitor ribeiro

 

Mais uma vitória do Departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e do movimento sindical. Na manhã de hoje (16/09), o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) negou, por unanimidade, provimento ao recurso da Câmara de Vereadores de Piracicaba e manteve o “direito líquido e certo” do jornalista Vitor Ribeiro, diretor do SJSP, “afastar-se de suas funções durante o tempo em que durar o mandato, recebendo seus vencimentos e vantagens nos termos da lei”.

Segundo destacou o voto do relator Marrey Uint, a Constituição do Estado de São Paulo assegura ao servidor público, eleito para ocupar cargo em sindicato de categoria, o direito de afastar-se de suas funções, durante o tempo em que durar o mandato, recebendo seus vencimentos e vantagens, nos termos da lei. Marrey afirmou ainda que é “inegável a inconstitucionalidade do artigo 71 da Lei Orgânica do Município de Piracicaba, já que não cabe ao Município limitar o exercício de direito expressamente conferido em lei maior”.

“Com a decisão, o TJ-SP forma uma jurisprudência que deverá ser aplicada em situações semelhantes de servidores públicos eleitos para mandatos sindicais”, explicou o advogado do SJSP, Raphael Maia, que fez a sustentação oral no julgamento, do qual participaram os desembargadores Antonio Carlos Malheiros (presidente) e Camargo Pereira, além do relator Marrey Uint.

 

Advogado Raphael Maia e o jornalista Vitor Ribeiro

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo