Às vésperas da passagem de mais um 1o de Maio, data simbólica da uma longa história de lutas memoráveis das classes trabalhadoras brasileira e mundial por seus direitos e por emancipação política, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) recebe com perplexidade e forte sentimento de repúdio a informação de que as centrais sindicais convidaram o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) a comparecer e participar do ato unificado que será realizado naquele data em Itaquera, zona Leste da capital.
Tarcísio é um inimigo da agenda democrática e popular. Ele vem aplicando medidas anti-povo, ultraneoliberais, liberticidas, antidemocráticas. Tenta acabar com a comunicação pública no Estado de São Paulo sucateando a TV Cultura e precarizando as condições de trabalho e remuneração de seus profissionais. Quer cortar R$ 10 bilhões da rede pública de ensino (PEC 9). Busca privatizar a Sabesp, o Metrô e a CPTM, na contramão do interesse público.
Mas suas marcas mais perversas são a repressão policial avassaladora e a criminalização da pobreza. Mandou a Polícia Militar retirar as câmeras corporais dos soldados, trocou os coronéis mais legalistas e abriu espaço para os setores fascistas da PM. No seu primeiro ano de governo (2023) a PM matou 34% mais que em 2022. Oitenta moradores das periferias da Baixada Santista foram assassinados por policiais militares nas “operações” Escudo e Verão.
O banho de sangue incentivado por Tarcísio com a finalidade de angariar maior apoio a suas pretensões eleitorais impôs um regime de terror a inúmeras famílias de trabalhadoras e trabalhadores, que perderam parentes e amigos trucidados pela violência policial.
Nesse contexto trágico, o Sindicato dos Jornalistas manifesta sua indignação e profunda repulsa ao convite a Tarcísio feito pelas centrais, com a concordância inaceitável da CUT.
É inadmissível e inimaginável que um governante que criminaliza a pobreza e promove Terrorismo de Estado seja convidado a confraternizar com dirigentes sindicais no principal dia de luta da classe trabalhadora.
São Paulo, 30 de abril de 2024
A Diretoria do SJSP
Portal Oficial Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Presidente: Thiago Tanji
Secretário de Comunicação: Eduardo Viné Boldt
Redação: Juliana Almeida
As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da diretoria.