Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Tarcísio merece repúdio e não convite para 1º de Maio! Não se chama inimigo para o palanque!

Redação - SJSP

Às vésperas da passagem de mais um 1o de Maio, data simbólica da uma longa história de lutas memoráveis das classes trabalhadoras brasileira e mundial por seus direitos e por emancipação política, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) recebe com perplexidade e forte sentimento de repúdio a informação de que as centrais sindicais convidaram o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos) a comparecer e participar do ato unificado que será realizado naquele data em Itaquera, zona Leste da capital.

Tarcísio é um inimigo da agenda democrática e popular. Ele vem aplicando medidas anti-povo, ultraneoliberais, liberticidas, antidemocráticas. Tenta acabar com a comunicação pública no Estado de São Paulo sucateando a TV Cultura e precarizando as condições de trabalho e remuneração de seus profissionais. Quer cortar R$ 10 bilhões da rede pública de ensino (PEC 9). Busca privatizar a Sabesp, o Metrô e a CPTM, na contramão do interesse público.

Mas suas marcas mais perversas são a repressão policial avassaladora e a criminalização da pobreza. Mandou a Polícia Militar retirar as câmeras corporais dos soldados, trocou os coronéis mais legalistas e abriu espaço para os setores fascistas da PM. No seu primeiro ano de governo (2023) a PM matou 34% mais que em 2022. Oitenta moradores das periferias da Baixada Santista foram assassinados por policiais militares nas “operações” Escudo e Verão.

O banho de sangue incentivado por Tarcísio com a finalidade de angariar maior apoio a suas pretensões eleitorais impôs um regime de terror a inúmeras famílias de trabalhadoras e trabalhadores, que perderam parentes e amigos trucidados pela violência policial.

Nesse contexto trágico, o Sindicato dos Jornalistas manifesta sua indignação e profunda repulsa ao convite a Tarcísio feito pelas centrais, com a concordância inaceitável da CUT.

É inadmissível e inimaginável que um governante que criminaliza a pobreza e promove Terrorismo de Estado seja convidado a confraternizar com dirigentes sindicais no principal dia de luta da classe trabalhadora.

São Paulo, 30 de abril de 2024
A Diretoria do SJSP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo