Na última terça-feira, dirigentes da Regional de Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participaram da segunda rodada de negociação com a direção do jornal Cruzeiro do Sul e conquistaram uma grande vitória: um dia a mais de folga para os jornalistas.
Participaram das negociações o secretário do Interior e Litoral, Edvaldo Antônio de Almeida, a secretária adjunta, Fabiana Caramez e o coordenador do Departamento Jurídico da entidade Raphael Maia, além do diretor da Regional Sorocaba, José Antônio Rosa e a diretora de base, Adriane Mendes.
Este importante avanço conquistado será concedido dentro da semana de plantão, na quinta ou na sexta-feira que antecedem o final de semana trabalhado, ou na segunda ou na terça-feira após o plantão. Além disso, o SJSP está aguardando uma posição da empresa para a definição do grupo de trabalho que envolverá representantes do Sindicato e do jornal e que terá como tarefa aprimorar a escala de trabalho. O objetivo é que não haja sobrecarga de trabalho com jornada excessiva.
Na primeira rodada de negociação, que aconteceu no dia 6 deste mês, a direção do jornal havia negado quase toda a pauta de reivindicação dos trabalhadores, dizendo que apenas o acordo de compensação de horas poderia ser negociado. A pauta também continha outros itens como reposição no quadro de funcionários, pagamento de um adicional de multiplataforma de 10%, um dia a mais de folga, entre outros.
Agora, ficou acertado que o SJSP irá manter contato com a advogada da empresa para acertar os termos do acordo. Enquanto isso, a pedido da redação, os dirigentes irão focar na escala de trabalho para que os jornalistas possam visualizar como ficará o dia a dia de trabalho antes de aprovar em definitivo a proposta de acordo de banco de horas.