Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP repudia agressão de cinegrafista da TV Bandeirantes por PM

SJSP repudia agressão de cinegrafista da TV Bandeirantes por PM


violenciasite 

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia a violência sofrida pelo repórter cinematográfico Hércules Silva, da Rede Bandeirantes, agredido por um policial pertencente aos quadros da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM) durante conflito entre moradores ocorrido na tarde desta quarta-feira (4) no Parque Novo Mundo, zona Norte de São Paulo.

Mesmo identificado como jornalista, Hércules foi agredido com um soco pelo policial militar da Rocam, quando efetuava o registro de imagens do conflito. O agressor usava capacete e portava revólver na cintura. Para tentar impedir as filmagens, sem qualquer aviso, desferiu um soco com a mão esquerda no rosto do profissional:

“Me dá seus documentos. Eu estou te abordando”, disse o PM. Sem oferecer resistência ou  fazer qualquer ponderação, o cinegrafista entregou seus documentos ao policial, mas mesmo assim, recebeu um soco.

O secretário de Segurança, Fernando Grela, disse em entrevista à própria TV Bandeirantes que o policial, cujo nome não foi divulgado, estava preso na Corregedoria da PM. “O cinegrafista tem as nossas desculpas. Não compactuamos com isso”, disse ele.

A agressão a jornalistas por parte da PM tem sido bastante frequente. O Sindicato, inclusive, tem pressionado as empresas para que forneçam treinamento aos trabalhadores para coberturas de risco para sua integridade física ser preservada. No entanto, é necessário que a Polícia Militar também tenha orientação de seus superiores para que não agridam jornalistas e não os trate como inimigos, como tem sido comum em coberturas.

O que faz com que cenas como estas se repitam é a impunidade. Apesar das diversas denúncias realizadas pelo Sindicato de policiais que agridem jornalistas, nenhum dos agressores foi afastado ou punido. Agressão a profissionais de imprensa tem sido uma prática constante da PM de São Paulo. Basta de violência policial!

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo