A jornalista Janaina Garcia, do portal Terra, foi ameaçada por um sindicalista da Força Sindical durante ato de apoio ao candidato à Presidência da República, Aécio Neves, do PSDB, em São Paulo.
Durante a confusão, o homem apenas disse ser sindicalista, secretário da Força Sindical na Paraíba, mas não quis fornecer o nome. Ela disse que o sindicalista iniciou a ameaça quando ela pediu que ele parasse de empurrá-la. “Eu quero que você se f…. Só não meto a mão na sua cara porque você é mulher. Você é uma jornalista de m…..”, chegou a dizer ele à profissional.
O ato ocorreu no momento em que Aécio Neves saía de ato político realizado na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo (SP). Alguns jornalistas foram proibidos por seguranças e sindicalistas de acompanhar a atividade.
A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia a atitude truculenta contra profissionais de imprensa, recomenda que os trabalhadores redobrem a atenção em comícios, atos políticos, que não aceitem nenhum tipo de provocação e que procurem o Sindicato quando se sentirem ameaçados.