Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP quer garantir acesso de não credenciados da FIFA ao entorno do Itaquerão

SJSP quer garantir acesso de não credenciados da FIFA ao entorno do Itaquerão


copadomundo

 

A juíza Alexandra Fuchs de Araújo, do Tribunal de Justiça de São Paulo, indeferiu pedido de mandado de segurança coletivo impetrado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) contra o Comandante Geral da Polícia Militar e Comitê Paulista da Copa do Mundo da FIFA. O Jurídico da entidade solicitou reconsideração para garantir acesso de credenciados pela Fenaj ao entorno da Arena Corinthians.

O motivo é que jornalistas credenciados pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e regularmente sindicalizados no SJSP estão impedidos de ter acesso até ao entorno do estádio Arena Corinthians (Itaquerão), onde ocorrerá a partida inaugural da Copa do Mundo, em uma área de 2 quilometros. Somente os credenciados pela Fifa e portadores de ingresso poderão chegar ao local.

Na argumentação do Departamento Jurídico do SJSP, a restrição “viola o direito de ir e vir e o livre exercício de ofício e profissão, bem como a liberdade de imprensa a restrição no “Local Oficial de Competição”, em raio de 2 km da Arena Corinthians apenas para jornalistas credenciados pela FIFA ou pessoas portando ingresso”.

Na liminar que pede reconsideração decisão da juíza Alexandra Fuchs de Araújo, o Jurídico do SJSP argumenta que, “caso não seja reconsiderada, a decisão que indeferiu a liminar pleiteada, inúmeros repórteres fotográficos autônomos que tiram seu sustento da venda de fotos às agencias de notícias internacionais, bem como os demais jornalistas dos meios de comunicação independentes e de pequeno porte, que não conseguiram as disputadas credenciais concedidas pela FIFA, estarão na iminência de serem impedidos totalmente de prestarem seus serviços nas imediações do Estádio de Itaquera, prejudicando em demasiado suas prerrogativas profissionais e a sua liberdade de ir e vir nas vias públicas”.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo