Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP protesta contra novas demissões na editora Abril

SJSP protesta contra novas demissões na editora Abril


 

abril10

 

 

A editora Abril decidiu encerrar nesta quarta-feira (12), a versão digital da revista INFO e demitiu 10 trabalhadores, dos quais 5 jornalistas, 3 da área de TI e 2 estagiários. Ao receber a informação, a direção do Sindicato entrou em contato com a empresa e manifestou seu protesto.

Desde o início de junho, a editora Abril tem efetuado dezenas de demissões, o que levou o SJSP a recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Neste momento, a entidade sindical continua em litígio judicial com a empresa, procurando conter as dispensas. A próxima audiência está marcada para o dia 18 de agosto.

 

Freio nas demissões

O Sindicato havia conseguido no dia 29 de julho, por decisão do vice-presidente do TRT, desembargador Wilson Fernandes, barrar as demissões em massa, sob pena da empresa ter que pagar R$ 15 mil por trabalhador dispensado. Entretanto, em nova audiência, realizada no dia 31 de julho, sob protesto dos dirigentes sindicais, foi incluída uma cláusula que estipulava um limite mensal nos cortes a 2% do total de 600 jornalistas da editora.

Em 2015, foram realizadas no Departamento Jurídico de Sindicato 156 homologações de jornalistas da editora Abril, das quais 34 em junho, 22 em julho e 6 em agosto.

Para o presidente do SJSP, Paulo Zocchi, é inaceitável a forma como as empresas estão tratando a categoria. “O setor de comunicação é muito beneficiado por uma grande desoneração tributária desde o início do ano passado, que equivale a uma forte injeção de recursos públicos. Em vez de preservarem os empregos, utilizam os recursos para o negócio e cortam empregos.”

O Sindicato dos Jornalistas tem se pautado pela defesa do emprego e dos direitos trabalhistas e continuará empenhado em conter as demissões na categoria.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo