O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) vai cobrar das autoridades a apuração de grave atentado ocorrido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, onde carro da reportagem da TV da Cidade, emissora comunitária sem fins lucrativos, foi danificado por vários disparos de arma de grosso calibre e teve os vidros laterais e o da frente destruídos. O episódio ocorreu na tarde desta quinta-feira (dia 5).
O diretor geral da emissora, Fábio Renato Amaro da Silva, suspeita de que o atentado tenha acontecido devido aos assuntos polêmicos discutidos no programa “Opinião Cidade”, apresentado pelo jornalista Marcos Ferreira.
“Vamos recorrer à OAB e a outras entidades para que as responsabilidades sejam apuradas. Episódios de violência têm ocorrido contra jornalistas em todo o Estado, o que configura atentado à liberdade de expressão e ao livre exercício da profissão”, diz o diretor adjunto do Interior e Litoral do SJSP, José Eduardo Souza.
Segundo denúncias recebidas pelo SJSP, o jornalista já foi ameaçado e quase que diariamente a emissora de TV recebe ameaças telefônicas. “Vamos exigir que a integridade física dele seja preservada e que a Secretaria de Segurança Pública dê atenção especial ao profissional e garanta sua integridade física”, diz o dirigente.