Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP participa de audiência pública sobre a TV Cultura

SJSP participa de audiência pública sobre a TV Cultura


IMG-20151016-WA0000

Atividade faz parte da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

No dia 22 de outubro, às 14h, ocorrerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Auditório Paulo Kobayashi, uma audiência pública sobre a TV Cultura. A iniciativa é da deputada estadual Beth Sahão (PT) que faz parte do “Movimento Queremos a TV Cultura Viva”, assim como, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP).

A reunião fará parte da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, organizada pelo Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC) prevista para a próxima semana em todo país.

O Sindicato em conjunto com os radialistas é parceiro do Movimento Queremos a TV Cultura Viva e já realizou manifestações em frente à RTV Cultura para defender a emissora do desmonte realizado pelo governo do Estado e contra a decisão de não reajustar os salários dos trabalhadores conforme acordo coletivo da categoria.

A justificativa da Fundação Padre Anchieta para não reajustar salários é que o Conselho de Defesa dos Capitais do Estado (Codec), órgão da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, vetou o reajuste sob a alegação de que o governo estadual está com problemas financeiros.

Movimento

Segundo dados do “Movimento Queremos a TV Cultura Viva”, nos últimos anos, mais de 2 mil funcionários foram demitidos da Fundação Padre Anchieta, responsável pelas rádios e TV Cultura de São Paulo. Para se economizar 350 mil reais com o sinal da TV parabólica, 30 milhões de telespectadores foram privados do sinal da emissora. Produções originais foram cortadas ou transformadas em espaço para veiculação de programação terceirizada. Tal retrato difere, em muito, do que vêm à memória quando pensamos na Cultura dos anos 90.

Com programação de qualidade nas rádios e referência na produção de conteúdo infantil, jornalístico e cultural na televisão, a Cultura marcou época com produções como o Castelo Rá-tim-bum, Confissões de Adolescente, Roda Viva, Ensaio, Vitrine e tantos outros. Vários programas de referência, entretanto, foram extintos, como Zoom, Grandes Momentos do Esporte, Vitrine, Cocoricó e Bem Brasil. Agora, programas como Viola Minha Viola e Provocações também correm o risco de acabar. Outros, como o infantil Quintal da Cultura, podem virar mera plataforma para a exibição de desenhos animados tercerizados.

Comunicação

A Semana Nacional pela Democratização da Comunicação tem atividades confirmadas em pelos menos 12 estados de todas as regiões do país. São inúmeras ações previstas, que vão desde panfletagens, debates, audiências púbicas, rodas de conversa, minicursos, oficinas, até intervenções culturais, atos políticos e festas temáticas.

A ‘Semana’ tem por objetivo a atenção sobre a importância da atualização do marco legal para as comunicações, que contemple todos os setores da sociedade, com ênfase no apoio e coleta de assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática e cobrar do Poder Público medidas imediatas para avançar na garantia e promoção da liberdade de expressão.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo