Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP participa de audiência de conciliação da EBC nesta terça (19)

SJSP participa de audiência de conciliação da EBC nesta terça (19)


ebc assembleia

 

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e secretário geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Augusto Camargo (Guto), participa amanhã (19) de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os trabalhadores da empresa, que estão em greve desde o dia 7 de novembro. A EBC entrou com pedido de dissídio coletivo, solicitando a intermediação da Justiça.

Na tarde desta segunda-feira (18), jornalistas e radialistas da EBC realizaram novas assembleias simultâneas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Na capital paulista, a atividade teve a participação do presidente do SJSP e dos secretários do Departamento Jurídico do SJSP, Paulo Zocchi e de Ação e Formação Sindical, Telé Cardim. Os trabalhadores decidiram manter a paralisação e realizar novas assembleias após a audiência de conciliação.

Na semana passada, os trabalhadores protocolaram contraproposta no gabinete do presidente da EBC, Nelson Breve, na qual reivindicam aumento real (acima da inflação) de 2,7%, reajuste de 10,26% sobre o vale-alimentação (correspondente a 4,5% de aumento real) e pagamento de dois vales de R$ 865 cada, entre outros itens. Eles também pedem a mudança da data-base de novembro para maio.

Segundo Paulo Zocchi, que também é dirigente da Fenaj e acompanha a mobilização dos trabalhadores em São Paulo, a EBC tem sido muito intransigente nas negociações e realiza pressão sobre os grevistas. “A empresa considerou ilegítimo o movimento, entrou com o pedido de dissídio coletivo e também pediu na Justiça que a greve fosse considerada abusiva. Além disso, queria que os trabalhos fossem mantidos, por alegarem ser serviço essencial. É, portanto, uma greve histórica e vitoriosa dos jornalistas e radialistas”, diz
A EBC é vinculada ao governo federal, responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC e Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio. Também opera serviços do canal de televisão NBr e o programa de rádio A Voz do Brasil.

 

 

Foto: Comunicação do SJSP – da esquerda para a direita, Paulo Zocchi, Guto Camargo, Telé Cardim e o radialista Milton Martins 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo