O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e secretário geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Augusto Camargo (Guto), participa amanhã (19) de audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os trabalhadores da empresa, que estão em greve desde o dia 7 de novembro. A EBC entrou com pedido de dissídio coletivo, solicitando a intermediação da Justiça.
Na tarde desta segunda-feira (18), jornalistas e radialistas da EBC realizaram novas assembleias simultâneas em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Na capital paulista, a atividade teve a participação do presidente do SJSP e dos secretários do Departamento Jurídico do SJSP, Paulo Zocchi e de Ação e Formação Sindical, Telé Cardim. Os trabalhadores decidiram manter a paralisação e realizar novas assembleias após a audiência de conciliação.
Na semana passada, os trabalhadores protocolaram contraproposta no gabinete do presidente da EBC, Nelson Breve, na qual reivindicam aumento real (acima da inflação) de 2,7%, reajuste de 10,26% sobre o vale-alimentação (correspondente a 4,5% de aumento real) e pagamento de dois vales de R$ 865 cada, entre outros itens. Eles também pedem a mudança da data-base de novembro para maio.
Segundo Paulo Zocchi, que também é dirigente da Fenaj e acompanha a mobilização dos trabalhadores em São Paulo, a EBC tem sido muito intransigente nas negociações e realiza pressão sobre os grevistas. “A empresa considerou ilegítimo o movimento, entrou com o pedido de dissídio coletivo e também pediu na Justiça que a greve fosse considerada abusiva. Além disso, queria que os trabalhos fossem mantidos, por alegarem ser serviço essencial. É, portanto, uma greve histórica e vitoriosa dos jornalistas e radialistas”, diz
A EBC é vinculada ao governo federal, responsável pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil, Portal EBC e Radioagência Nacional, além de oito emissoras de rádio. Também opera serviços do canal de televisão NBr e o programa de rádio A Voz do Brasil.
Foto: Comunicação do SJSP – da esquerda para a direita, Paulo Zocchi, Guto Camargo, Telé Cardim e o radialista Milton Martins