Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP participa de ato em Brasília pelo Diploma; mobilização continua

SJSP participa de ato em Brasília pelo Diploma; mobilização continua


diploma 7 abrila

 

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo participaram ontem, no 7 de abril, Dia do Jornalista, da mobilização da Fenaj e dos sindicatos brasileiros pela aprovação da PEC do Diploma (PEC 206/2012) na Câmara dos Deputados. Ela reinstitui a exigência de certificado no curso de Jornalismo para o exercício da profissão.

A deleção paulista foi composta pelos dirigentes Márcia Quintanilha, Martin Vieira e Roberto Botão (estes dois de Piracicaba), além de estudantes de jornalismo daquela cidade. A mobilização continua em Brasília, já que a matéria continua na pauta da Câmara dos Deputados, apesar de sua apreciação ter sido prejudicada pela votação da PEC da Terceirização (4330/2005), que os jornalistas são totalmente contrários, já que permite a precarização ainda maior da profissão.

Confronto

Os debates em torno do PL 4330 predominaram na pauta da Câmara e do noticiário, principalmente em função do confronto de policiais com manifestantes contra o projeto de regulamentação das terceirizações. Dirigentes da Fenaj e de Sindicatos de Jornalistas prosseguem em vigília pela aprovação da PEC do Diploma nos próximos dias.

Desde o período da manhã de terça-feira o clima tenso circundou o Congresso Nacional. Com a grande concentração de manifestantes que participaram do ato convocado por centrais sindicais contra o PL da terceirização, o acesso público ao Congresso Nacional foi bloqueado.

Impossibilitados de realizar a atividade programada para o Salão Verde da Câmara, apoiadores da PEC do Diploma realizaram seu ato com a participação de diretores da FENAJ, sindicalistas, professores e estudantes do Paraná, São Paulo, Goiás, Estado do Rio, Alagoas, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Amazonas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além das entidades FNPJ, Intercom e SBPJor, na rua, em meio à multidão que protestava contra o PL 4330.

Com o Congresso cercado por forte policiamento, já no início da tarde houve confronto com os manifestantes. A polícia reprimiu o movimento com cassetetes, bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Segundo a Agência Câmara Notícias, um dos manifestantes foi atendido pelo Departamento Médico da Câmara (Demed), com ferimentos na cabeça, e foi encaminhado ao Hospital Regional da Asa Norte. Outros dois manifestantes, dois policiais, um deputado e um visitante também estão entre os atendidos pelo Demed. O deputado Vicentinho (PT-SP) precisou de atendimento médico depois de ser atingido por spray de pimenta.

Mesmo com o tumulto, a organização do ato dos jornalistas conseguiu conversar com vários deputados quando entravam ou saíam para falar e atender os manifestantes. Vários parlamentares solicitaram em plenário a votação da PEC 206/2012. O debate do PL da terceirização, no entanto, prolongou-se inclusive em sessão extraordinária, que aprovou o regime de urgência para a matéria. O PL 4330 vai a debate e votações nesta quarta-feira.

A diretoria executiva da Fenaj está em vigília permanente em Brasília e fazendo pressão sobre os parlamentares para que votem a PEC do Diploma nesta semana em que se comemora o Dia do Jornalista.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo