Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP participa das atividades do 1º de maio da CUT/SP

SJSP participa das atividades do 1º de maio da CUT/SP


1demaiocut 

 

Pelo quarto ano consecutivo, a Central Única dos Trabalhadores Estadual São Paulo (CUT/SP) vai realizar a comemoração do Dia Internacional do Trabalhador  com um tema que incentiva à reflexão, ao debate e ao aprofundamento do conhecimento. O eixo das comemorações este ano é Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) participa das atividades, com a presença de seus dirigentes.

“É um tema que está na ordem do dia no mundo inteiro e é vinculado diretamente à vida dos trabalhadores; no entanto, não está presente no dia a dia da classe trabalhadora e é por isso que aproveitamos esta data, que é muito importante, para colocar essa discussão e, assim, politizar, formar e informar os trabalhadores”, afirma Adi dos Santos Lima, presidente da CUT/SP.

Oficinas regionais – Todas as atividades do 1º de Maio de 2013 estão relacionadas ao tema central e, pela primeira vez, envolveram as 18 subsedes da CUT espalhadas em todas as regiões do estado, incluindo a capital, por meio de oficinas regionais realizadas entre os dias 15 de março e 20 de abril. Os debates giraram em torno dos subtemas Reforma Agrária, Produção e Indústria, Código Florestal, Recursos Energéticos e Consumo Consciente, reunindo cerca de duas mil pessoas.

Concurso de poesia – A primeira atividade da programação do 1º de Maio foi o lançamento do 1º Concurso Literário de Poesia, com o tema Trabalho Decente. Aberto a trabalhadores e seus dependentes, aposentados e pensionistas associados aos sindicatos filiados à CUT/SP, o concurso teve os vencedores anunciados na terça-feira (23), às 19h, durante sarau que acontece na sede da Central, à Rua Caetano Pinto nº 575, Brás. Os autores (as) das três primeiras poesias classificadas receberão, respectivamente, um iPhone, um iPad e um iPod. Vide os ganhadores no site da CUT/SP.

Seminário internacional – No dia 25 (quinta-feira), acontece o Seminário Sindical Internacional no SESC Belenzinho (R. Padre Adelino nº 1000), que contará com a presença de representantes internacionais e nacionais, além de representantes da Executiva da CUT Nacional e Estadual e os ministros do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas, e do Meio Ambiente, Isabella Mônica Vieira Teixeira.

Em três mesas, os participantes estarão debatendo temas como reforma agrária, justiça social e segurança alimentar; novos padrões de consumo e economia solidária; energia, produção e emprego sustentáveis. O evento é reservado a dirigentes sindicais e convidados e terá transmissão ao vivo pelo site da CUT/SP – www.cutsp.org.br.

Pedalada – O 1º Passeio Ciclístico da Classe Trabalhadora acontece no domingo (28), com largada às 8h no Vale do Anhangabaú. Os participantes percorrerão trajeto de oito quilômetros pelas ruas do centro histórico paulistano. Para participar, é preciso se inscrever (gratuitamente) até o dia 25 (quinta-feira), exclusivamente pelo site www.cutsp.org.br.

A ideia do passeio ciclístico, além de proporcionar lazer nas comemorações do Dia do Trabalhador, é também chamar a atenção para os problemas da mobilidade urbana.

Gastronomia – No dia 30, véspera do Dia do Trabalhador, as atividades começam logo às 10h, no Vale do Anhangabaú. Na já tradicional feira gastronômica, a novidade este ano é que produtos orgânicos e agroecológicos serão os destaques no cardápio, com pratos doces, salgados e bebidas por preços que variam de R$ 2,00 a R$ 15,00. No menu, opções como ragu de carne, vatapá de frango, maniçoba, bolo de castanha do Pará e suco de taperebá. 

Haverá, ainda, exposição e venda de produtos agroecológicos (frutas, cereais, legumes e mel, entre outros) graças a uma parceria com a Federação da Agricultura Familiar (FAF), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS).  No evento, a CUT quer mostrar que a agricultura familiar orgânica e agroecológica são a melhor alternativa para garantir saúde na mesa do trabalhador do campo e da cidade, gerando emprego e renda com respeito à população e ao meio ambiente.

Reciclagem – Também no dia 30, no mesmo local, serão realizadas duas oficinas sobre a utilização e descarte de computadores, às 11h e às 15h. Além disso, haverá coleta de aparelhos celulares, das 10h às 19h, que será destinada à Cooperativa dos Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (Coopamare).

Roda de samba – A partir das 12h do dia 30, uma roda de samba vai animar ainda mais a festa. Estarão presentes artistas como Marcinho do Cavaco, Grupo Katinguelê, Sampa Crew, Samprazer, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Reinaldo, o “Príncipe do Pagode”, Leci Brandão e Rappin Hood.

Dia do Trabalhador – Além da Feira Gastronômica, que continuará no dia 1º, o Vale do Anhangabaú será palco de um ato inter-religioso, a partir das 10h, que reunirá diversas lideranças religiosas. A partir das 16h, será a vez do ato político, quando lideranças sindicais, políticas e sociais estarão levando suas mensagens aos trabalhadores.

No dia 1º de maio, o show musical estará a cargo de artistas de renome, como Alceu Valença, Oswaldo Montenegro, Leonardo, Belo, Fernando & Sorocaba, Anitta, Turma do Pagode, Vitor & Matheus, João Lucas & Marcelo e Mumuzinho.

A programação completa e outras informações também estão disponíveis no hot site www.1demaiocutsaopaulo.com.br

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo