Na manhã desta quarta-feira (3) mais um profissional de imprensa foi agredido durante o exercício profissional. Um cinegrafista da TVB/Record foi ferido e outros profissionais foram hostilizados durante manifestação na rodovia Professor Zeferino Vaz, em Cosmópolis.
O diretor da Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) de Campinas, Agildo Nogueira Jr. orientou o profissional a registrar Boletim de Ocorrência das ameaças e agressões e a abrirem Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Caso a empresa não queira abri-la, o Sindicato pode fazê-lo, mas a comunicação tem que ser imediata.
Estes dois procedimentos são instrumentos importantes numa luta maior que deve ser encampada pela categoria que é a criminalização da agressão a jornalistas profissionais durante o exercício de suas funções.
Caso seja possível identificar o agressor, ou os agressores, o Departamento Jurídico do Sindicato está à disposição para ajuizamento de ação por danos morais.
Segundo Agildo, a diretoria da Regional Campinas e o Departamento Jurídico estão de sobre-aviso para auxiliar os trabalhadores no que for possível durante e após as manifestações.
A entidade também pleiteia junto às empresas que adotem procedimentos com o objetivo de evitar as agressões e garantir a integridade física de seus profissionais.