Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP orienta cinegrafista da Record agredido em Cosmópolis

SJSP orienta cinegrafista da Record agredido em Cosmópolis


violenciasite

 

Na manhã desta quarta-feira (3)  mais um profissional de imprensa foi agredido durante o exercício profissional. Um cinegrafista da TVB/Record foi ferido e outros profissionais foram hostilizados durante manifestação na rodovia Professor Zeferino Vaz, em Cosmópolis.
O diretor da Regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) de Campinas, Agildo Nogueira Jr. orientou o profissional a registrar Boletim de Ocorrência das ameaças e agressões e a abrirem Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Caso a empresa não queira abri-la, o Sindicato pode fazê-lo, mas a comunicação tem que ser imediata.

Estes dois procedimentos são instrumentos importantes numa luta maior que deve ser encampada pela categoria que é a criminalização da agressão a jornalistas profissionais durante o exercício de suas funções.

Caso seja possível identificar o agressor, ou os agressores, o Departamento Jurídico do Sindicato está à disposição para ajuizamento de ação por danos morais.

Segundo Agildo, a  diretoria da Regional Campinas e o Departamento Jurídico estão de sobre-aviso para auxiliar os trabalhadores no que for possível durante e após as manifestações.

A entidade também pleiteia junto às empresas que adotem procedimentos com o objetivo de evitar as agressões e garantir a integridade física de seus profissionais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo