Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP obtém compromisso de que problemas no Oeste Notícias serão sanados

SJSP obtém compromisso de que problemas no Oeste Notícias serão sanados


Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e do jornal Oeste Notícias se reuniram na última terça-feira (18) em Presidente Prudente para tratar de problemas como assédio moral e não pagamento de horas extras. A empresa se comprometeu a resolver os problemas.

O encontro se deu na sede do jornal e contou com a participação do secretário do Interior do SJSP, Edvaldo Antonio de Almeida e do dirigente de Presidente Prudente, Geraldo Gomes. Wagner César Silva participou pela empresa juntamente com um representante do RH.

No encontro, Wagner afirmou ser o único representante autorizado a falar em nome da empresa, já que anteriormente, o gerente de jornalismo, Ulisses de Souza, assumia para si esta função.

Na reunião, os diretores do Sindicato abordaram dois problemas considerados mais graves no jornal: o parcelamento de horas extras e o problema de assédio moral contra os trabalhadores. O representante da empresa disse ter tomado conhecimento do caso apenas pela matéria postada no site do SJSP e afirmou que “nunca houve qualquer tipo de parcelamento de horas extras”, mas que “o controle das mesmas é muito rigoroso, devido a má fase financeira pela qual a empresa atravessa”. Ele também afirmou desconhecer qualquer prática de assédio moral e que tal prática é repudiada pela direção da empresa.

Já o dirigente do SJSP, Edvaldo de Almeida, defendeu a importância de Sindicato e empresa construírem canais de diálogo permanente para que os problemas sejam solucionados. Além disso, o dirigente solicitou que a empresa tome medidas imediatas para resolver as dificuldades vividas pelos jornalistas vítimas de assédio moral, que foram denunciadas pelos próprios trabalhadores e propôs medidas, como um canal interno de denúncias, através de e-mail, por exemplo, em que garanta o anonimato do denunciante.

Entre as medidas, Edvaldo propôs também a criação de uma rotina de esclarecimento e informação, que seria destinada a todos os funcionários da empresa e principalmente às chefias. Dessa forma todos poderão identificar práticas que podem ser qualificadas.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo