Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP lamenta informar a morte do dirigente “Seo Chiquinho”, de Santos

SJSP lamenta informar a morte do dirigente "Seo Chiquinho", de Santos


 

chiquinho

 

 

A  Regional Santos, Baixada Santista e Vale do Ribeira do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) lamenta informar o falecimento nesta terça-feira (23), às 8 horas, do jornalista Francisco Ribeiro do Nascimento, o “seo Chiquinho”, diretor de base da entidade por muitos anos. Ele tinha 83 anos.

Autor do livro Páginas da Resistência, A imprensa Comunista até o Golpe Militar de 1964, Chiquinho participou ativamente de movimentos sindicais, principalmente contra a ditadura. Era ligado ao Partido Comunista Brasileiro (PCB), mas abandonou a sigla em 1983, por não concordar com a orientação que o partido estava tomando.

Chiquinho entrou no jornalismo em 1954 na Tribuna do Pará e militou como jornalista, embora tenha enfrentado as agruras de fazer a resistência política aos militares. Foi preso, viveu muitos anos na clandestinidade. Ingressou no SJSP em 1982 e, desde então, realizou trabalho sólido junto à nossa categoria.

“O Sindicato é como se fosse a extensão da minha casa”, dizia o seo Chiquinho, já militando na entidade de classe dos jornalistas na Baixada Santista. Foi uma vida dedicada à nossa categoria e à democracia.

O velório acontece no Cemitério Vertical Metropolitando, na Rua Lima Machado, 563, Parque Bitaru – São Vicente. (velório 1) a partir das 17 horas e o sepultamento será amanhã às 10 horas.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo