Durante a inauguração da Biblioteca Milton Bellintani, em 13 de abril, 74 pessoas assinaram uma moção pela readmissão de Sandro Thadeu e Sérgio Pais, diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) demitidos arbitrariamente das empresas em que trabalhavam. A moção foi encaminhada no dia 17, pela Diretoria do Sindicato, para os dois empregadores dos jornalistas.
Sandro foi demitido em novembro do ano passado pelo Grupo Tribuna, em Santos, e Sérgio, em fevereiro, pela TV Tem, em Bauru. As demissões são claras retaliações à atuação do SJSP em defesa dos direitos das e dos jornalistas e desrespeitam a garantia de emprego prevista aos dirigentes sindicais pela Constituição Federal. São grandes ataques ao conjunto do movimento sindical.
“Cada assinatura expressa a indignação com o ataque sistemático ao Sindicato dos Jornalistas, com perseguição a seus dirigentes, além de reconhecimento do SJSP como entidade de luta da categoria e de defesa do exercício ético da profissão”, comenta Solange Santana, secretária do Interior do SJSP.
O texto da moção é o seguinte:
“Nós, jornalistas e escritores presentes ao evento de 86º aniversário do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e de inauguração da Biblioteca Milton Bellintani, dirigimo-nos ao Grupo Tribuna, de Santos, pela readmissão de Sandro Thadeu e à TV Tem, de Bauru (afiliada da Globo), pela readmissão de Sérgio Pais. Ambos são diretores do SJSP e foram demitidos por sua atuação em defesa da categoria, apesar de gozarem de estabilidade no emprego. O mandato sindical é um direito da classe trabalhadora. A atitude inaceitável de perseguição por parte das empresas merece o nosso mais firme repúdio”.
MEXEU COM UM, MEXEU COM TODAS E TODOS!
Readmissão já dos diretores do SJSP Sandro e Sérgio