Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

SJSP e Fenaj repudiam censura ao livro do jornalista Marçal Aquino

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)  repudiam a censura ao romance “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios” do jornalista, escritor e roteirista de cinema, Marçal Aquino, que  teve o  livro retirado do vestibular da Universidade de Rio Verde (UniRV), no sudoeste de Goiás, após um deputado criticar a obra. 

O livro foi lançado em 2005, está em sua 23ª edição, já foi adaptado para o cinema e originou dois curtas-metragens, além de ter sido traduzido para oito idiomas. Vencedor do Prêmio Jabuti e teve obras lançadas na Alemanha, Espanha, França, México, Portugal e Suíça.

A censura ocorreu após uma crítica do deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL). Nas redes sociais, ele disse que o romance tem “absurdos pornográficos”.

O Sindicato e a Fenaj lamentam o ocorrido e repudiam atitude da Universidade, que cedeu  às pressões políticas de pessoas que criam polêmicas para se promover e não levou em conta o conteúdo, que segundo a nota da própria Universidade “é uma obra de literatura brasileira contemporânea, trabalhada nos principais cursinhos pré-vestibulares e presente na lista obrigatória de diversos concursos do país”.  

Sindicado dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo