Os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) convocam as trabalhadoras e os trabalhadores da Rede Globo para discutir a onda de demissões realizada pela empresa nas últimas semanas.
As entidades sindicais estão organizando uma ação unificada para lutar contra as demissões nas diferentes praças, com a realização de atos na porta da empresa e a solicitação de uma reunião dos sindicatos com a direção da Rede Globo.
Até o momento, a empresa apresentou “pacotes de desligamento” para cada sindicato, oferecendo apenas a extensão do plano de saúde por alguns meses e “planos de recolocação profissional” para os demitidos – vale destacar que a maioria dos trabalhadores afetados pelos cortes são aqueles que dedicaram décadas de trabalho na emissora.
Na última quarta-feira (19 de abril), a Rede Globo finalmente aceitou uma reunião conjunta com os Sindicatos dos Jornalistas e Radialistas do Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, além do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais. A empresa afirmou que está disposta a receber uma proposta unificada das entidades.
Na reunião, os sindicatos reafirmaram o repúdio contra as demissões e reivindicaram que nenhum novo corte ocorresse antes da realização de nossa plenária, que discutirá coletivamente propostas de como lutaremos neste duro momento.
Diante disso, é necessário que todas e todos os funcionários da Rede Globo possam debater medidas concretas para resistir às demissões, com o apoio de seus sindicatos. A presença de radialistas e jornalistas que foram demitidos nas últimas semanas também é muito importante.