Na sexta-feira, dia 2 de março, em São Paulo, representantes da FENAJ e dos Sindicatos dos Jornalistas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo reuniram-se com dirigentes do Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação (Sinco) buscando a celebração de um acordo coletivo para os jornalistas em assessoria de imprensa da região Sudeste. Os representantes empresariais comprometeram-se em analisar os acordos e convenções vigentes nos quatro estados para identificar pontos em comum com vistas a um entendimento.
O objetivo da reunião foi dar inicio à discussão de construção de uma pauta única e acordo que contemple os jornalistas em assessoria de imprensa do Sudeste, pavimentando o caminho para um futuro acordo nacional. “Nossas reivindicações envolvem desde um piso salarial referenciado no projeto que tramita no Congresso Nacional, até o respeito à legislação de nossa profissão, jornada e condições de trabalho”, conta a vice-presidente Regional Sudeste da FENAJ, Márcia Quintanilha.
Embora tenha havido uma resistência dos representantes das empresas de comunicação principalmente com relação às cláusulas econômicas, a disposição em prosseguir no diálogo foi a tônica principal da reunião. Os advogados do Sinco e dos Sindicatos de Jornalistas farão, no prazo de 15 dias, um levantamento dos pontos comuns dos acordos e convenções dos jornalistas existentes nos quatro estados, bem como daqueles onde, mesmo não existindo uma redação comum, haja possibilidade de avançar
“A reunião começou um pouco tensa, mas o clima e o saldo final foram positivos”, conta a 2ª vice-presidente da FENAJ, Suzana Blass. “Existe uma dificuldade das empresas entenderem que salário normativo é piso e não teto, mas acreditamos que com o prosseguimento do diálogo poderemos evoluir em pontos comuns”, considera.
Segundo Suzana, especificidades nas realidades dos jornalistas nos 4 estados, como data-bases diferentes, não deverão ser empecilhos para um entendimento. “Havendo disposição e reconhecimento da necessidade de maior valorização da profissão, certamente chegaremos a um acordo”, aposta.
Participaram da reunião representando os trabalhadores, além de Márcia Quintanilha e Suzana Blass, o secretário-geral da FENAJ e presidente do SJSP, Guto Camargo, o diretor do SJMRJ, Bruno Cruz, o diretor do Departamento de Assessoria de Imprensa da FENAJ e também diretor do SJES, Douglas Dantas e o diretor do SJMG, Vicente Paulo dos Anjos. Já representando o Sinco participaram a presidente, Rosana Monteiro, o secretário geral, Enio Campoi, o negociador Carlos Henrique Carvalho, além de assessores jurídicos da entidade.