O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) se solidariza com o jornalista da Globo News e diretor de ação sindical Guilherme Balza, e repudia veementemente as ameaças proferidas pelo diretor-executivo da Prevent Sênior, Pedro Benedito Batista Junior, ao jornalista e a sua fonte.
Guilherme foi o responsável por matéria veiculada na Globo News que denuncia atividade criminosa da operadora de plano de saúde no tratamento de seus pacientes com covid-19. A denúncia, feita por médicos da operadora, foi ao ar em abril, mas voltou à tona nesse mês em virtude da convocação do executivo para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as omissões e responsabilidade do governo no combate a pandemia do coronavírus.
Em áudio exibido durante sessão da CPI, Pedro Benedito Batista Junior pressiona um ex-médico da operadora, fonte da matéria, para que ele ameace o jornalista com o objetivo de impedi-lo de divulgar a reportagem. Apesar da tentativa de intimidação, a reportagem foi ao ar.
O Sindicato dos Jornalistas de SP se coloca à disposição de Guilherme Balza, reforçando a defesa dos jornalistas, de suas fontes e da liberdade de imprensa como alicerce fundamental para a democracia brasileira. A importante reportagem exibiu os horrores que, se comprovados, podem ser qualificados como crimes contra a humanidade. O jornalismo, quando realizado com liberdade e responsabilidade, ajuda a construir uma sociedade mais justa.