Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato se solidariza com jornalista assediada durante cobertura na Câmara de Sorocaba e repudia postura de vereador

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), por meio Regional Sorocaba, repudia a ameaça sofrida pela jornalista Wilma Antunes, do Portal Porque, na terça-feira (21), durante cobertura de sessão da Câmara de Sorocaba.

O vereador Cícero João (Agir) teve informações sobre suas ações políticas narradas pela jornalista, que tem uma coluna virtual nas redes sociais do portal, e parece não ter gostado. Disse a ela: “Meu filho trabalha na inteligência da polícia. Se eu quiser, consigo todas as suas conversas no WhatsApp. O seu teto é de vidro.”

Segunda a companheira Wilma Antunes, essas ameaças saíram “diretamente da boca do vereador, que se mostrou incomodado com a minha coluna semanal, ‘Notas de Política’, publicada no domingo, dia 19.”

A jornalista segue o relato: “Na sessão desta terça, trabalhava acompanhando a Sessão Legislativa. Mas, ao sair para o corredor, encontrei Cícero, que, ao passar por mim, deu tapinhas na minha cabeça (igual aqueles que fazemos para recompensar cachorros) e insinuou que eu tinha muito a esconder. Quando perguntei o que, ele alardeou que seu filho, supostamente membro da inteligência policial, poderia acessar minhas mensagens privadas. Desafiada a ‘pagar para ver’, minha resposta foi um retumbante sim. Afinal, que privilégios Cícero acredita ter por seu filho ser policial? Isso é legal?”, questiona.

A Regional Sorocaba do SJSP prestou apoio à jornalista, colocando o Jurídico do Sindicato à disposição.
Para o Sindicato dos Jornalistas, o fato é um exemplo a intolerância de gênero, discurso de ódio crescente entre autoridades e instituições brasileiras, e nenhuma consideração ao direito ao trabalho.

As agressões à jornalista se caracterizam como assédio moral e desrespeito ao livre exercício do Jornalismo. Wilma Antunes tem nosso apoio e solidariedade!

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo