Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato se reúne com RH da TV Assembleia para corrigir erro no cálculo da hora extra

Sindicato se reúne com RH da TV Assembleia para corrigir erro no cálculo da hora extra


tvalesp

O Sindicato dos Jornalistas se reuniu na tarde desta terça-feira (dia 8) com o representante do RH da Fundação para Desenvolvimento das Artes e Comunicação (Fundac), gestora da TV Assembleia de São Paulo, para tratar da diferença sobre o pagamento das duas horas extras contratuais que compõem o salário e incidem sobre todos os cálculos, inclusive o Descanso Semanal Remunerado (DSR).

A Fundac tem pago as duas horas extras sobre os dias efetivamente trabalhados, mas não o faz sobre a folga semanal, que é calculada apenas sobre cinco horas. O representante da entidade disse que segue orientação do seu Departamento Jurídico e que não poderia rever por conta própria esta decisão. Em vista do exposto, o presidente do Sindicato, José Augusto Camargo (Guto) e a diretora Evany Sessa, solicitaram a abertura de negociação diretamente com o Jurídico da Fundac.

A reunião com o Jurídico foi imediatamente solicitada e o Sindicato aguarda a resposta ainda para esta semana. Esta reunião pretende esclarecer a situação e fazer com que as horas extras contratuais sejam pagas corretamente.

O problema se deve a uma interpretação equivocada da Fundac que trata a sexta e a sétima hora como horas extras tradicionais, e não como parte integrante do salário. “A profissão de jornalista possui uma regra própria no que diz respeito as duas horas extras contratuais, que é determinada pelo artigo 304 da CLT”, diz Raphael Maia, coordenador do Departamento Jurídico do SJSP.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo