O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia veementemente a violência inaceitável contra a jornalista Ana Nery, da Rádio Bandeirantes, e apoia sua decisão de enfrentar a situação pelos meios cabíveis.
A jornalista registrou nesta segunda, 1º de outubro, ocorrência na Polícia Civil contra agressor que lhe dirigiu ofensas e a atingiu com uma cabeçada no momento em que tirava uma foto com o celular, durante ato em apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), na Av. Paulista, no dia 30.
Ela relata que entrevistava uma capitã da Polícia Militar quando o homem começou a gritar acusações e xingamentos, o que prejudicou a cobertura jornalística. Após o ataque, PMs agiram para dispersar o agressor, e ignoraram pedido da jornalista por providências no momento.
O Boletim de Ocorrência foi feito no 89º Delegacia de Polícia, e registra os crimes de difamação e tentativa de lesão corporal. Ana entregou imagens do agressor e os áudios para identificação. O Sindicato está em contato com a jornalista e acompanha o caso, se colocando à disposição para as orientações e medidas necessárias.
Reafirmamos nosso entendimento de que toda violência e tentativa de cerceamento aos jornalistas é um atentado à democracia.
São Paulo, 2 de outubro de 2018
Direção – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo