Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato repudia agressão sofrida por repórter fotográfica

Sindicato repudia agressão sofrida por repórter fotográfica

liberdade de expressao 1

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) repudia a agressão covarde sofrida pela repórter fotográfica, Marlene Bergamo, da Follha de S. Paulo, que no último sábado (15), acompanhava o protesto dos conservadores contra a presidenta reeleita Dilma Rousseff, na avenida Paulista, em São Paulo.

Em sua página no Facebook, ela publicou um vídeo (veja no link abaixo) que mostra o momento em que o agressor se aproxima dela com um soco inglês. Aparentemente é agredida pelo criminoso. Marlene também conta em sua página que levou cusparadas dos manifestantes. A jornalista não foi a única a ser ameaçada pela ignorância e truculência dos manifestantes fascistas. O fato de portar camisetas vermelhas era o suficiente para que vários deles sofressem ameaças.

O SJSP condena a atitude antidemocrática contra jornalistas, que vem se formando nas últimas manifestações contra o governo Dilma. No dia 1º de novembro, repórteres dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de São Paulo, que cobriam uma manifestação, foram ameaçados.

Marlene Bergamo esteve à frente de todas as atividades no Sindicato contra a decisão da Justiça de São Paulo, que culpou o repórter fotográfico, Alex Silveira, por levar um tiro de bala de borracha da Troca de Choque da PM de São Paulo, em 2000, durante manifestação dos professores. Ajudou, inclusive, a redigir o texto “Uma decisão judicial infame”, publicado no jornal Folha de S. Paulo e também no Unidade, órgão oficial do SJSP.

Marlene é uma profissional experiente, com passagens por vários veículos e já teve fotos expostas no Museu Stedelijk (Holanda), Museu Ludwig (Alemanha) e durante a PHoto España Festival Fotografia, em Madri. A direção do SJSP exige que os agressores sejam identificados e punidos.

 

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ieq3yWIX1vc

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo