Grupo participará ativamente das discussões sobre assédio moral e sexual
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) reativou a Comissão de Mulheres Jornalistas. O grupo participará intensamente das discussões sobre os assédios moral e sexual dentro e fora dos locais de trabalho. Recriada para lutar pela igualdade de gênero, a Comissão terá reuniões abertas frequentes. Qualquer jornalista interessado pode participar.
Dentre as primeiras iniciativas, o Sindicato deve lançar nos próximos dias um canal direto para denúncias de casos de assédios moral e sexual nas redações ou em coberturas. Um email e um telefone exclusivos são os primeiros passos desse novo canal, que contará com o atendimento exclusivo e sigiloso. A Comissão também definirá os protocolos de atendimento adequados, mas já organiza uma campanha de conscientização sobre “O que é assédio” nas redações e a realização de pesquisas com jornalistas sobre o assunto.
A reativação da Comissão de Mulheres foi motivada pela divulgação do caso de assédio sexual praticado por MC Biel contra a estagiária de jornalismo do IG, e sua posterior demissão pelo veículo, logo após o ocorrido, assim como a editora-executiva responsável pela publicação do caso no portal.