Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato reabre Cineclube nesta terça-feira (24) com filme sobre Vlado

Sindicato reabre Cineclube nesta terça-feira (24) com filme sobre Vlado


vlado cine clube


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) reabre nesta terça-feira (24), às 19 horas, o Cineclube  Vladimir Herzog. A primeira sessão terá exibição e debate do filme-documentário  Vlado, 30 anos depois, do cineasta João Batista de Andrade, que também participará da atividade.

Em Vlado, 30 anos depois, João Batista traz a narrativa das circunstâncias do assassinato de Vladimir Herzog e das experiências dos jornalistas que trabalharam com ele. O filme é construído através de depoimentos que remontam o período da época e da morte do jornalistas no DOI-Codi. A câmera, muitas vezes na mão do diretor, gera imagens instáveis e próximas. Alguns dos depoentes se expressam de maneira bastante íntima.  O filme, sensibiliza o momento  daqueles que passaram pela tortura e pela arbitrariedade da violência empregada pela Ditadura Militar.


O Cineclube

O Cineclube Vladimir Herzog teve um papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato. A dispersão que caracterizou o período inicial da redemocratização terminou por tirar forças do cineclube, pois muitos de seus membros atiraram-se na atividade frenética de fundação de partidos, sindicatos, centrais sindicais e organizações de luta.

Algumas iniciativas foram tentadas de retomada do cineclube, porém, terminaram por não vingar. Agora, um novo momento se abre, após 30 anos,  em que a luta pela democracia ganha enorme importância. Até por isso, a exibição do filme do Vlado tem um valor simbólico para o Sindicato, pois enaltece a história do auditório da entidade.

As sessões serão exibidas todas às terças-feiras. O segundo filme será apresentado no dia 8 de dezembro, em documentário  sobre Carlos Marighela.

 

Cineclube Vladimir Herzog apresenta:

Vlado, 30 anos depois

dia 24 de novembro, às 19 horas,

Auditório do Sindicato dos Jornalistas

Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque – São Paulo – SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo