Diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo participaram na manhã desta segunda-feira (dia 16) de manifestação contra o desmonte da Rádio e TV Cultura que está sendo realizada pelo governo do Estado. O ato aconteceu durante a escolha do novo presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, gestora das emissoras.
As diretores Cândida Vieira e Márcia Quintanilha, além de Telé Cardim e Evany Sessa representaram o Sindicato na manifestação – um dos organizadores do movimento, que contou com a participação de entidades como o Sindicato dos Radialistas de São Paulo, Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação (Altercom), Centros de Estudos de Mídia Barão de Itararé, Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outros. O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Simão Pedro (PT), também esteve presente.
O protesto denunciou o processo de desmonte das emissoras, que no último ano já demitiu mais de 200 funcionários e extinguiu programas de qualidade. Os manifestantes criticam ainda a parceria com o Grupo Folha, que transmite o programa “TV Folha”, aos domingos à noite, na TV Cultura, desconfigurando o caráter público da emissora. Os manifestantes utilizaram bóias de borracha para mostrar que a “TV Cultura não pode afundar”, disse a diretora Márcia Quintanilha.
Na foto, a diretora Cândida Vieira segura uma bóia de tubarão, ao lado de Márcia Quintanilha (com bóia redonda verde na mão).