Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato promove curso Vozes pela Igualdade

Sindicato promove curso Vozes pela Igualdade


foto_Denis_curso_vozes_pela_igualdade 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA) e o Coletivo da Mulher Jornalista realizam nos dias 9 e 10 de novembro, das 19 às 22 horas, o curso Vozes pela Igualdade. A atividade ocorrerá no Auditório Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja (sede do Sindicato), próximo ao metrô República. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cursos@sjsp.org.br.

O curso será ministrado pelo jornalista e professor Dennis de Oliveira, que é doutor em Ciências da Comunicação, professor do curso de Jornalismo da ECA/USP, coordenador do Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) e membro do Neinb (Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) da USP. Denis também é autor do livro “Globalização e Racismo no Brasil” (2000) e “Comunicação, Cultura e Violência” (2009).

No dia 9, o tema abordado será as relações étnicas no Brasil e o impacto no tratamento do afrodescendente na mídia. As raízes do preconceito, discriminação e racismo no Brasil e suas particularidades, em especial o formato de racismo articulado com comportamentos aparentemente de tolerância. Os impactos do racismo na pirâmide social brasileira. Lugares permitidos e lugares proibidos à visibilidade afrodescendente. O racismo institucional como freio a plena implementação das políticas de combate ao racismo. Os meios de comunicação de massa e a imagem do negro no Brasil. No dia 10, está agendada entrevista com uma liderança do movimento negro brasileiro.

 

 

Projeto Vozes Pela Igualdade

  

O projeto Vozes Pela Igualdade realizado nesse Novembro da Consciência Negra e nesse ano de 2011, estabelecido pelas Nações Unidas como Ano Internacional dos e das Afrodescendentes, tem o objetivo de disseminar, contribuir e ampliar as discussões e análises para o fim da violência de gênero e raça e para a construção da igualdade e do fim da discriminação, por meio do estímulo à observação, à pesquisa e à reflexão sobre a cobertura jornalística e o tratamento da mídia em relação às mulheres e/ou afrodescendentes.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo