O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA) e o Coletivo da Mulher Jornalista realizam nos dias 9 e 10 de novembro, das 19 às 22 horas, o curso Vozes pela Igualdade. A atividade ocorrerá no Auditório Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas, 530 – Sobreloja (sede do Sindicato), próximo ao metrô República. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail cursos@sjsp.org.br.
O curso será ministrado pelo jornalista e professor Dennis de Oliveira, que é doutor em Ciências da Comunicação, professor do curso de Jornalismo da ECA/USP, coordenador do Celacc (Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação) e membro do Neinb (Núcleo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro) da USP. Denis também é autor do livro “Globalização e Racismo no Brasil” (2000) e “Comunicação, Cultura e Violência” (2009).
No dia 9, o tema abordado será as relações étnicas no Brasil e o impacto no tratamento do afrodescendente na mídia. As raízes do preconceito, discriminação e racismo no Brasil e suas particularidades, em especial o formato de racismo articulado com comportamentos aparentemente de tolerância. Os impactos do racismo na pirâmide social brasileira. Lugares permitidos e lugares proibidos à visibilidade afrodescendente. O racismo institucional como freio a plena implementação das políticas de combate ao racismo. Os meios de comunicação de massa e a imagem do negro no Brasil. No dia 10, está agendada entrevista com uma liderança do movimento negro brasileiro.
Projeto Vozes Pela Igualdade
O projeto Vozes Pela Igualdade realizado nesse Novembro da Consciência Negra e nesse ano de 2011, estabelecido pelas Nações Unidas como Ano Internacional dos e das Afrodescendentes, tem o objetivo de disseminar, contribuir e ampliar as discussões e análises para o fim da violência de gênero e raça e para a construção da igualdade e do fim da discriminação, por meio do estímulo à observação, à pesquisa e à reflexão sobre a cobertura jornalística e o tratamento da mídia em relação às mulheres e/ou afrodescendentes.