Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato presente na homenagem póstuma ao jornalista Milton Bellintani

Sindicato presente na homenagem póstuma ao jornalista Milton Bellintani


milton

No último sábado (28), o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Paulo Zocchi, representou a direção da entidade no evento que homenageou o jornalista e importante defensor dos direitos humanos, Milton Bellintani, falecido no último dia 3, vítima de um ataque cardíaco fulminante. A homenagem foi realizada no projeto Sábado Resistente do Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistência. Durante três anos Bellintani esteve a frete da Comissão da Verdade do Sindicato, que reuniu 15 depoimentos de jornalistas perseguidos pela ditadura militar. 

Milton Bellintani foi jornalista, professor e coordenador de vários cursos em diversas entidades. Teve uma atuação bastante diversificada e compartilhou sempre seus conhecimentos com pesquisadores e instituições de ensino. Seu interesse pelas questões políticas, não somente partidárias, mas também em defesa da memória política e dos direitos humanos se intensificou quando seu pai foi preso pelos agentes do DOI-Codi por ser membro do Partido Comunista Brasileiro em abril de 1974.

Desde então, passou a se interessar de modo mais ativo sobre as questões da ditadura brasileira e latino-americana. Seu interesse e paixão pela diversidade cultural da América Latina o levou a atuar em diversas produções audiovisuais, contribuindo com muitos trabalhos sobre o tema.

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e realizados pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial a resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

O evento teve apoio do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Escola do Parlamento–Câmara Municipal de SP, Instituto Sedes Sapientae, Sindicato dos jornalistas Profissionais do Estado de SP, Teatro Studio Heleny Guariba, Oboré Projetos Especiais em Comunicações e Artes, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania


veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo