O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) parabeniza todos os repórteres fotográficos, que neste dia 02 de setembro comemoram a sua profissão. Trabalho que é minuciosamente feito por pessoas que ao longo dos anos conseguem registrar os fatos marcantes da história.
O presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo, Rubens Chiri, diz que apesar de todos os problemas vividos na profissão, é preciso que a categoria comemore. “Mesmo com todas as adversidades enfrentadas no dia a dia com a falta de empregos formais, as baixas remunerações ou o descaso em que muitas vezes a fotografia é tratada nas redações, nos permitamos comemorar nosso dia”.
E diante a globalização e os meios de comunicação, que estão cada vez mais presentes, o ato de fotografar se tornou uma prática comum entre as pessoas, o que é chamado pelo repórter fotográfico e diretor de Base de Ribeirão Preto do SJSP, José Francisco Pimenta como “democratização”. “Hoje todo mundo tem uma câmera e pode fotografar, mas temos que lembrar que o fotógrafo tem a sensibilidade, a visão e o olho da história. Até por isso uma fotografia pode falar mais do que mil palavras “, disse.