Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato garante extensão do plano de saúde a demitidos da RAC

Sindicato garante extensão do plano de saúde a demitidos da RAC


 

rac

 

Em audiência realizada na Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, nesta terça-feira (11), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) garantiu aos jornalistas demitidos a extensão do plano básico de saúde Amil S/A por mais sete meses – a contar do termino do aviso-prévio. A Rede Anhanguera de Comunicações (RAC) arcará com os custos integrais do plano, que abrange os jornalistas e seus dependentes inscritos.

No início do mês a RAC promoveu um conjunto de demissões. O presidente do Sindicato e o diretor da regional Campinas procuraram os representantes da empresa para discutir a questão. Face à negativa de diálogo, no dia 07 o Sindicato ajuizou pedido de dissídio coletivo para barrar as demissões.

Na audiência, presidida pelo desembargador Henrique Damiano, foram feitas várias propostas à RAC, que manteve sua intransigência. O magistrado lembrou que a empresa tem o direito de demitir, mas quando o percentual é elevado há a necessidade de chamar a entidade sindical para discutir a questão. Como nosso pedido de reintegração não foi acatado, o Sindicato fez um conjunto de propostas, mas a empresa alegou enfrentar uma crise financeira e não ter como arcar com nenhum novo custo.

O diretor da regional de Campinas, Agildo Nogueira Junior, não apoia a decisão da RAC, mas considera que o resultado da audiência representa mais um avanço. “Questionamos tanto as demissões como a forma como foram feitas. Pelo segundo ano, a empresa promove demissões em massa próximo do final do ano. Isso gera transtornos aos demitidos e insegurança nos jornalistas que ficaram, já que não há garantia de que novas demissões não venham a ocorrer. O resultado da audiência também representa um avanço em futuras negociações e pode, inclusive, beneficiar outros trabalhadores demitidos pela RAC. Além disso, vamos orientar os jornalistas que tiverem outras reivindicações a entrar com processo judicial”, pondera o diretor.

A empresa vai fornecer ao Sindicato a lista dos demitidos e uma relação trimestral com o número de jornalistas contratados. Também vai comunicar a extensão do plano de saúde à operadora e fazer o depósito das mensalidades nas contas correntes dos jornalistas, que receberão os boletos de pagamento em suas residências.

 

Texto da Regional de Campinas 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo