Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato exige negociação com JT e marca assembleia para discutir crise

Sindicato exige negociação com JT e marca assembleia para discutir crise


jt_logo1

 

Diretores do Sindicato dos Jornalistas fizeram nesta quarta-feira (17) reunião com representantes do Grupo Estado para buscar a abertura de negociações sobre a situação do Jornal da Tarde. Um e-mail trocado entre membros da direção da empresa, e que se tornou público, fixa a data de 2 de novembro como a da última edição do jornal.

Para discutir a crise instalada na empresa com a notícia do fechamento da publicação, a direção do Sindicato marcou assembleia para próxima terça-feira (dia 23), às 18h. (vide edital abaixo). Os dirigentes sindicais esperam obter resposta ao ofício encaminhado à diretoria do jornal na última terça-feira. 

Mesmo com as inúmeras evidências, a direção da empresa, na reunião, negou que já exista uma decisão sobre o fechamento do jornal. Os representantes afirmaram apenas que existe uma discussão realizada na cúpula da empresa e entre acionistas avaliando diversas possibilidades sobre o jornal, como a mudança em sua periodicidade ou em seu formato.

A direção do Sindicato protestou contra o fato de os jornalistas, até agora, estarem à margem das discussões – que envolvem o seu trabalho e o seu futuro –, num descaso com os profissionais que garantem a reconhecida excelência do Jornal de Tarde. Entregou um documento dirigido à direção da empresa, propondo que a empresa formalize um termo de compromisso com três pontos:

a) A garantia de manutenção da circulação do Jornal da Tarde até, pelo menos, 31 de dezembro próximo;

b) O compromisso de que, caso a empresa decida fechar qualquer de suas publicações, comunique o Sindicato dos Jornalistas com o prazo mínimo de 30 dias de antecedência;

c) A abertura imediata de negociações com o Sindicato dos Jornalistas sobre a situação do Jornal da Tarde.

Os representantes do Sindicato– o presidente, José Augusto Camargo (Guto); o diretor do Departamento Jurídico, Paulo Zocchi e o advogado Raphael Maia – levaram esta posição à reunião com a empresa. Na conversa, os representantes do Sindicato dos Jornalistas deixaram claro que sua preocupação principal é com a preservação dos empregos, seja no próprio Jornal da Tarde, seja com o remanejamento dos jornalistas para as demais atividades jornalísticas do Grupo Estado.

Os representantes do Sindicato dos Jornalistas pediram à empresa uma resposta ao documento em até 72 horas, ou seja, até a próxima segunda-feira. No final a empresa negou autorização para que os diretores do Sindicato entrassem na redação e conversassem diretamente com os jornalistas.

Antes da reunião, os diretores do Sindicato distribuíram boletins sobre a situação do Jornal da Tarde e a conclusão da campanha salarial 2012 na porta da empresa. Em seguida, a maioria da redação do Jornal da Tarde e alguns jornalistas do Estadão desceram até a calçada e se realizou uma assembleia, que debateu a difícil situação e decidiu priorizar a luta para que não haja nenhuma demissão. 


O fundamental, neste período, é manter a mobilização e a discussão entre os jornalistas do JT. 

 

 

Este é o edital de convocação da Assembleia:

 

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS 

 NO ESTADO DE SÃO PAULO


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA


O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, abaixo-assinado, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca os jornalistas profissionais que prestam serviços nas empresas do Grupo Estado de S. Paulo, para participarem da Assembleia Extraordinária Específica, a realizar-se no dia 23 de outubro de 2.012, às 18 horas, na frente da portaria da empresa, situada na Av. Celestino Bourrol,  nº 68, Bairro do Limão, São Paulo/SP, para discutir e votar a seguinte pauta: 1) DELIBERAR SOBRE A RESPOSTA DA EMPRESA OU EVENTUAL FALTA DE RESPOSTA AO OFÍCIO PROTOCOLADO EM 17/10/2012, SOLICITANDO A EFETIVAÇÃO DE TERMO DE COMPROMISSO GARANTINDO O NÃO ENCERRAMENTO DA PUBLICAÇÃO DO JORNAL DA TARDE ATÉ 31/12/12, BEM COMO A GARANTIA DE NEGOCIAÇÃO PRÉVIA COM O SINDICATO SOBRE A QUESTÃO; 2) DELIBERAR SOBRE A DEFLAGRAÇÃO IMEDIATA DO ESTADO DE GREVE ENQUANTO NÃO HOUVER UMA POSIÇÃO CLARA DA EMPRESA SOBRE A AMEAÇA DE FECHAMENTO DO JORNAL DA TARDE E A CONSEQUENTE PARALISAÇÃO DOS SERVIÇOS APÓS OS PRAZOS LEGAIS.

 

São Paulo, em 18 de Outubro de 2012.

 

________________________________

JOSÉ AUGUSTO CAMARGO DE OLIVEIRA

Diretor Presidente

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo


veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo