Coleta de assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular contra a reforma ocorre das redações da capital, interior e litoral até 8 de novembro
O Sindicato dos Jornalistas participa da Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista e, até 8 de novembro, os dirigentes visitam redações de todo o estado de São Paulo para coletar assinaturas da categoria em apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) que visa a revogação da nova legislação.
A campanha foi lançada no último 7 de setembro pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), à qual o Sindicato é filiado, e a meta dos sindicatos, movimentos sociais e outras organizações é alcançar 1,3 milhão de assinaturas em todo o país para protocolar o Plip na Câmara Federal. Dessa forma, o projeto passa a tramitar como qualquer outro na Casa para votação pelos deputados e senadores.
Com a reforma (Lei 13.467/2017), que entra em vigor a partir de 11 de novembro, a categoria será afetada por uma ampla retirada de direitos e diversas precarização do trabalho. Por isso, é fundamental o apoio dos jornalistas ao Plip pela Anulação da Reforma Trabalhista.
Entre os impactos principais que vão afetar diretamente os jornalistas estão a possibilidade de terceirização na atividade principal das empresas de comunicação, além de outras formas de contratação precárias com flexibilização da jornada e desrespeito ao piso salarial, como o contrato intermitente, o autônomo “exclusivo” e o teletrabalho ou home office.
A nova legislação também prejudica a atuação do Sindicato em defesa dos profissionais, pois desobriga o diálogo prévio para demissões coletivas, abre a possibilidade de demissão por “comum acordo” e acaba com a homologação na entidade sindical.
A mobilização do Sindicato pelo abaixo-assinado começou no último dia 14 de setembro, em assembleia na Editora Abril, e segue em outras redações da capital e também no interior e litoral nas 19 regionais da entidade em todas as regiões do estado.
Baixe o formulário para coleta de assinaturas.
Para o download de outros materiais da campanha, acesse: http://s.cut.org.br/2wH1gOl
Reforma trabalhista: veja os principais pontos que prejudicam os jornalistas
Unidade Especial
Para esclarecer sobre os principais pontos que prejudicam os jornalistas na Lei 13.467/2017, o Sindicato está distribuindo uma edição especial do jornal Unidade dedicada exclusivamente à reforma trabalhista, com informações considerando as especificidades da profissão. A versão digital da publicação está disponível para download e compartilhamento nas redes sociais clicando aqui.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo