Além da biografia de jornalistas mortos ou desaperecidos na ditadura, documento traz indicação de leituras sobre o tema, conclusões e recomendações sobre o direito à memória e à justiça
O relatório da Comissão da Verdade, Memória e Justiça do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo está disponível para download e compartilhamento da versão digital clicando aqui.
O documento reúne a biografia de 25 jornalistas desaparecidos ou mortos durante o regime militar de
A publicação traz, ainda, a indicação de leituras sobre o tema, com 116 livros, dedicados ao estudo dos impactos da ditadura, em obras escritas por jornalistas ou por profissionais de outras áreas que abordaram como o jornalismo foi afetado pelo regime, além de conclusões e recomendações sobre o direito à memória e à verdade.
Os trabalhos da Comissão da Verdade dos Jornalistas foram coordenados por Milton Bellintani, também responsável pela elaboração da maior parte do relatório. O conteúdo estava quase concluído quando, em 2015, Bellintani faleceu e o documento foi finalizado com a colaboração dos jornalistas Décio Trujilo Jr. e Thiago Tanji.
Baixe e compartilhe o relatório clicando aqui.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo