Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato considera imotivadas demissões no Esporte da TV Bandeirantes

Sindicato considera imotivadas demissões no Esporte da TV Bandeirantes


band-logo1

 

A TV Bandeirantes demitiu 12 profissionais do Departamento de Esporte, boa parte deles composta por jornalistas, que trabalhavam como Pessoas Jurídicas, os chamados “Pjs”. Entre os demitidos está o repórter Luiz Ceará, que possui muitos anos na cobertura esportiva, sobretudo de futebol, além de editores, pauteiros, produtores, pessoal da rede, etc..
A Bandeirantes assim se alia a outros veículos de comunicação que,.alegando corte de despesas, efetua “enxugamento” na folha de pagamento, demitindo profissionais. No entanto, os números de faturamento das emissoras em 2011 são bastante positivos, não justificando as dispensas. 
O Sindicato vai entrar em contato com a direção da empresa para apurar os motivos das demissões que aparentemente, são totalmente imotivadas. “Não há justificativa para cortes nas TVs, principalmente por que o ano de 2011 foi bastante lucrativo para as emissoras”, diz o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo (Guto). Além disso, continua ele, “o país terá em breve dois importantes eventos esportivos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o que torna as demissões na área esportiva ainda mais inexplicáveis”.

O que ocorre no Departamento de Esportes da Bandeirantes é uma antiga polêmica existente na categoria. A emissora opta por utilizar ex-jogadores para apresentar telejornais e programas esportivos, abrindo mão da utilização de jornalistas por formação. É, evidentemente, fruto do fim da exigência do diploma em jornalismo para o exercício da profissão. “Os jogadores, de fato, tem notória especialização e são habilitados a falar de futebol. Mas as coberturas devem ser realizadas por profissionais formados”, alega o presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Segundo informações do blog Cheni no Campo http://cheninocampo.blogspot.com/ , um ex-funcionário da empresa que não quis se identificar, disse que os jornalistas chegaram normalmente na quarta-feira para trabalhar na emissora quando foram surpreendidos com a dispensa. “Eles ficaram revoltados com a  falta de respeito com os colegas de trabalho e estão precavidos com outros eventuais cortes. Enquanto isso, uma “poupuda” proposta foi feita já há alguns dias para o ex-goleiro Marcos, que ficou de dar a resposta se aceita o convite na próxima sexta-feira (3)”.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo