A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo enviou ofício nesta sexta-feira, dia 29 de abril, para o governador Geraldo Alckmin (PSDB/SP) denunciando nova agressão a jornalista durante exercício da profissão. Desta vez, a vítima foi a repórter da rádio CBN, Annie Zanetti, atingida pela Polícia Militar com spray de pimenta no rosto. Veja abaixo o documento que solicita providências para o caso.
São Paulo, 29 de abril de 2016.
Exmo. senhor Geraldo Alckmin,
Governador do Estado de São Paulo.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo vem, mais uma vez, recorrer à V.Excia. para denunciar uma nova agressão da Polícia Militar contra jornalista. Desta feita, a vítima foi a jornalista Annie Zanetti, da rádio CBN, que cobria um protesto de estudantes, ontem, dia 28 de abril. A jornalista, que estava usando o visível crachá da empresa em que trabalha foi atingida quando ” Um PM passou ao lado de Annie e usou o spray de pimenta no rosto dela”, como nos informa o site da própria da própria CBN.
A recorrência de ações da Polícia Militar contra jornalistas em trabalho de cobertura de fatos de grande interesse público e a falta de atitude da Secretaria de Segurança Pública e do comando da Polícia Militar paulista, responsável pelo treinamento e prática dos policiais postos em serviço nas ruas, nos faz, infelizmente, inferir que há deliberada intenção de impedir a divulgação de acontecimentos públicos, que envolvem a participação da Polícia Militar. Dessas agressões inaceitáveis contabilizamos três vítimas , a informação, como direito social, o jornalista e a sociedade, impedida de receber informações que construirão seu acervo político e sua cidadania.
Por mais esse fato ocorrido ontem, voltamos a solicitar a intervenção decisiva de V. Excia., identificando os responsáveis pela agressão, punindo-os e impedindo, definitivamente, atitudes de força de agentes do Estado contra o exercício democrático do jornalismo, que se inicia no ato da captação da informação, sem o que estará em risco a própria Democracia.
Expressando nossa mais grave apreensão, despedimo-nos reiteramos nossas considerações de respeito.
Atenciosamente,
André Freire
Secretário geral do SJSP,
presidente interino.