Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato cobra providências de Alckmin em caso de agressão a jornalista

Sindicato cobra providências de Alckmin em caso de agressão a jornalista


logo_sjsp

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo enviou ofício nesta sexta-feira, dia 29 de abril, para o governador Geraldo Alckmin (PSDB/SP) denunciando nova agressão a jornalista durante exercício da profissão. Desta vez, a vítima foi a repórter da rádio CBN, Annie Zanetti, atingida pela Polícia Militar com spray de pimenta no rosto. Veja abaixo o documento que solicita providências para o caso.

 

São Paulo, 29 de abril de 2016.

 

Exmo. senhor Geraldo Alckmin,

Governador do Estado de São Paulo.

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo vem, mais uma vez, recorrer à V.Excia. para denunciar uma nova agressão da Polícia Militar contra jornalista. Desta feita, a vítima foi a jornalista Annie Zanetti, da rádio CBN, que cobria um protesto de estudantes, ontem, dia 28 de abril. A jornalista, que estava usando o visível crachá da empresa em que trabalha  foi atingida quando ” Um PM passou ao lado de Annie e usou o spray de pimenta no rosto dela”, como nos informa o site da própria da própria CBN.

A recorrência de ações da Polícia Militar contra jornalistas em trabalho de cobertura de fatos de grande interesse público e a falta de atitude da Secretaria de Segurança Pública e do comando da Polícia Militar paulista, responsável pelo treinamento e prática dos policiais postos em serviço nas ruas, nos faz, infelizmente, inferir que há deliberada intenção de impedir a divulgação de acontecimentos públicos,  que envolvem  a participação da Polícia Militar. Dessas agressões inaceitáveis contabilizamos  três vítimas , a informação, como direito social, o jornalista e a sociedade, impedida de receber informações que construirão seu acervo político e sua cidadania.

Por mais esse fato ocorrido ontem, voltamos a solicitar a intervenção decisiva de V. Excia., identificando os responsáveis pela agressão, punindo-os  e impedindo, definitivamente, atitudes de força de agentes do Estado contra o exercício democrático do jornalismo, que se inicia no ato da captação da informação,  sem o que  estará em risco a própria Democracia.

Expressando nossa mais grave apreensão, despedimo-nos reiteramos nossas considerações de respeito.

 

Atenciosamente,

 

André Freire

Secretário geral do SJSP,

presidente interino.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo